Coaching é um processo capaz de aumentar o potencial, os resultados e o desempenho de um indivíduo através da utilização de técnicas, ferramentas e abordagens com base na psicologia e Programação Neolinguística (PNL). Se em um processo de Coaching Pessoal, o coachee (cliente) trabalha o desenvolvimento de metas e objetivos para sua vida, o Coaching Executivo tem seu foco voltado para o aprimoramento e alcance mais de resultados empresariais.

No Coaching Executivo, gestores, gerentes e profissionais-chave da organização contam com um apoio estruturado para traçar as estratégias necessárias ao alcance dos objetivos da empresa. Objetivos estes que podem estar previstos no planejamento estratégico da empresa em questão. Uma organização pode, por exemplo, ter como meta aumentar em 15% o seu faturamento para o próximo ano. Neste caso, o processo de Coaching irá apoiar o colaborador atendido (coachee) a desenvolver um pensamento voltado para a solução, ação e resultado, permitindo que os novos desafios sejam traçados e alcançados.

Complementarmente, em um processo de Coaching Executivo, o Coach utiliza técnicas e ferramentas de mapeamento comportamental e de analise de competências, que permitirão, também, que o colaborador saia, ao final do atendimento, com mais consciência de suas ações, contando com o desenvolvimento de competências para o aumento de sua performance, visão, relacionamento interpessoal, inteligência organizacional e muitas outras.

Grandes empresas no Brasil e no mundo, como Toyota, Arcelor Mital, Banco Itaú, Procter & Gamble e Microsoft utilizam soluções de Coaching Executivo para o desenvolvimento de seu time de profissionais, a fim de alcancem metas cada vez mais ousadas e desafiadoras.

Alguns dos principais ganhos e benefícios observados após o início de um processo de Coaching contemplam:

• Clareza no alcance de metas e resultados;
• Desenvolvimento organizacional;
• Desenvolvimento das habilidades de liderança dos profissionais;
• Diminuição de conflitos e melhoria do clima organizacional;
• Melhor gestão do tempo e mais organização.

Já uma pesquisa realizada pela Revista Fortune com grandes empresas e multinacionais aponta que organizações adeptas a soluções de Coaching Executivo obtiveram benefícios como:

• Ampliação do comprometimento com a empresa;
• Aumento do nível de satisfação no trabalho;
• Melhoria do relacionamento com superiores;
• Melhor relacionamento com subordinados;
• Melhoria do relacionamento entre colegas.

Por se tratar de um processo que exige atenção e responsabilidade, a empresa que desejar aumentar os seus resultados e desenvolver profundamente a sua equipe deve ter cautela na escolha do profissional de Coaching que contratar, analisando, entre outros fatores, a idoneidade de sua formação, seu know-how e experiência no atendimento a outras organizações.