O que é Coaching?

//O que é Coaching?

O que é Coaching?

Afinal, o que é Coaching? Este termo, que identifica uma nova e crescente atuação profissional, tem estado cada vez mais presente na vida e nos negócios. Entretanto, é comum vermos algumas pessoas atribuindo ao Coaching significados que em nada tem a ver com sua prática.

Coaching se caracteriza por um processo, com início, meio e fim, cujo objetivo é o de apoiar o coachee (cliente) a definir metas e alcançar objetivos pessoais e profissionais, utilizando-se de perguntas, ferramentas e um pensamento com foco na solução para o alcance do resultado desejado pelo cliente.

Um pouco de história

Há algumas linhas de pensamento sobre a origem da palavra Coaching, como conhecemos hoje. Uma delas ilustra que mesmo sendo inglês, o termo “coach” é de origem húngara (kocsi), sendo Kocs uma cidade da Hungria. Lá, a produção de carruagens se tornou intensa no século XVI, se tornando objetos cobiçados, e chamados de kocsi szeker, ou kocsi, pelos nativos da cidade. Neste cenário, ao pronunciar o nome destas carruagens, os ingleses compreendiam por “coach” o que conhecemos como um objeto capaz de transportar as pessoas de um ponto a outro (carruagem).

Já no século XIX, estudantes da Universidade de Oxford utilizaram o termo “coach” para identificar os professores que os apoiavam a obter bons resultados nos exames finais, sendo esta palavra utilizada pela própria universidade para nomear técnicos e treinadores de equipes esportivas. Após se desenvolver no mundo do esporte, o coaching se introduziu no cenário corporativo e posteriormente em atendimentos pessoais, com foco na melhoria da vida das pessoas.

Com base nestas vertentes, a palavra Coach trás em sua essência os valores do profissional capaz de apoiar pessoas a saírem do ponto A e chegarem ao ponto B, com foco na obtenção dos melhores resultados possíveis para o coachee.

Como acontece

O processo de coaching acontece por meio de sessões semanais (presenciais ou on-line), com duração de 1h a 1:30hs, momento em que o Coach (profissional habilitado) apoia seu coachee, a encontrar respostas e caminhos para suas questões e desafios pessoais e profissionais. Para que isto aconteça, são utilizadas técnicas, ferramentas e perguntas poderosas (como costumamos chamar), sem qualquer indução ou sugestão do que deva ser feito pelo cliente. Pode parecer estranho, mas esta abordagem questionadora e sem emitir opiniões pode trazer resultados fantásticos em um tempo relativamente curto.

As perguntas possuem uma abordagem psicológica e trazem muito da PNL – Programação Neolinguística, sendo capazes de abrir caminhos para as questões até então bloqueadas na mente do coachee. Havendo necessidade,o profissional pode utilizar ferramentas para análise de áreas da vida, apoio na definição de metas, clareza na tomada de decisões, análise das forças e fraquezas do cliente e diversas outras abordagens. Juntas, perguntas e ferramentas, proporcionam um aumento sem igual da clareza sobre a vida e necessidades do coachee.

Há quem confunda o profissional de Coaching com um terapeuta. Isto se dá basicamente pelo formato do atendimento, realizado por meio de sessões e pela escuta atenta que o Coach desenvolve para compreender o objetivo e necessidades do coachee. Entretanto, apesar de poder trabalhar a melhoria de quaisquer áreas da vida, o processo de coaching não trabalha “cura”. Caso esta seja a necessidade do cliente, o profissional pode encaminhar o seu coachee para um psicólogo ou psiquiatra, por exemplo, que poderá dar o devido tratamento à questão apresentada.

A quem se dirige

O processo de Life Coaching, ou Coaching de Vida como é chamado, pode ser realizado com empresários, executivos, profissionais e qualquer pessoa que esteja realmente disposta e comprometida a se autoconhecer e passar por mudanças comportamentais.

Podem ser trabalhadas questões diversas como a compra de um bem, o atingimento de uma marca ou resultado pessoal, como a aprovação em um concurso público, emagrecimento, aumento dos resultados e lucros de uma empresa, a superação de bloqueios pessoais, melhoria do relacionamento social ou amoroso e diversas outras necessidades.

Como se trata de um processo pragmático e sem julgamento, a meta do coachee é trabalhada de forma clara, pensando exclusivamente nos caminhos, ações e estratégias que podem ser feitas para que seja atingida.

Quando é indicado

Quando estamos com uma dor de dente ou quando precisamos reabilitar nossos movimentos, procuramos um dentista e um fisioterapeuta, respectivamente, não é mesmo?

Da mesma forma, quando alguém se vê confuso, perdido, com dificuldade em tomar decisões ou simplesmente deseja se autoconhecer e melhorar seus resultados na vida ou nos negócios, o Coach é o profissional habilitado para apoiar o cliente a encontrar estas soluções.

Benefícios

São sempre emocionantes os depoimentos de quem passa por um processo de coaching, após o alcance dos resultados almejados. Em suma, o Coaching possibilita ao cliente a alcançar:

  • Resultados mais rápidos;
  • Uma vida mais gratificante e feliz;
  • Mais lucros e rentabilidade em seus negócios;
  • Alcance de metas e objetivos claros;
  • Profundo autoconhecimento;
  • Relacionamentos duradouros;
  • Superação de bloqueios, como a timidez, auto sabotagem e muitos outros.

Resultados

Os resultados tendem a aparecer logo após o fim da sessão. Na verdade, a sessão não termina quando chega ao fim. Ela continua a produzir efeitos, insights e ações no coachee durante toda a semana. E como toda sessão termina com um plano de ação, que será revisitado na sessão seguinte, é um momento que vai além do que uma simples conversa. A sessão é capaz de colocar o coachee no trilho que o levará a alcançar o que deseja.

Na verdade o que irá definir o ganho ao final do processo é a meta a ser alcançada e o empenho que o coachee apresentar. Sempre antes de iniciar um atendimento de coaching, pergunto ao cliente se ele realmente está disposto a passar por um momento de mudança em sua vida. Se a resposta for positiva, iniciamos o programa, mas caso este mesmo cliente esteja vindo porque alguém quer que ele faça coaching, explico que os resultados podem não ser tão expressivos, justamente por ser uma proposta que exige vontade e motivação pessoal para que o autodesenvolvimento aconteça.

A escolha do profissional

Por se tratar de uma relação em que a confiança e empatia são fundamentais para o sucesso do atendimento, é importante pesquisar sobre o Coach antes de iniciar o processo.

Verificar suas credenciais, como em quais instituições ele é formado, além de consultar a opinião e resultados de quem já foi seu cliente são fatores cruciais a se considerar antes de contratar um profissional.

By | 2017-08-17T11:50:41+00:00 agosto 17th, 2014|Categories: Coaching|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.