Você certamente já deve ter se questionado sobre a postura ideal a se ter para liderar a equipe de sua empresa. Diante de desafios sobre como obter mais comprometimento dos funcionários, aumentar os resultados de vendas e alavancar o crescimento da organização, compreender a diferença entre chefe versus líder é fundamental para crescer.

Continue neste artigo para aprender sobre:

  1. Comportamentos de um “Chefe”
  2. Como atua um Líder de verdade
  3. Impactos de uma gestão de “chefia”
  4. Como desenvolver sua liderança

Vamos lá?

Comportamentos de um “Chefe”

Em minha experiência como coach e consultor no mundo empresarial, tenho conhecido os mais diversos perfis de gestores.

Assim como também tenho recebido inúmeras reclamações e elogios de equipes sobre como seus superiores lidam com eles.

E aqui, na definição do que vem a ser um “chefe”, temos o perfil do gestor com um comportamento que tende a afastar a equipe, pautado por:

  • Uma postura impositiva;
  • Não reconhecer a equipe após o alcance dos resultados;
  • Ser voltado para si e dar pouca abertura aos demais;
  • Atuar com tom de voz excessivo e que agride outras pessoas;
  • Chamar a atenção para erros publicamente;
  • Costumar não ver a equipe como um ativo para a empresa.

Acredite, este perfil de comportamento traz danos da mais alta ordem para uma empresa.

Ele é capaz de reduzir a motivação do time, tornar clientes insatisfeitos e, claro, reduzir os resultados financeiros e de qualidade.

Como atua um Líder de verdade

Os últimos anos têm trazido uma melhor compreensão sobre liderança, e isto é ótimo.

Ter gestores mais maduros, conscientes de seu papel na empresa e sociedade é o que o mundo realmente precisa.

Gestores que atuam como líderes, possuem um comportamento claro por:

  • Entender que a empresa não depende apenas de si;
  • Valorizar as conquistas coletivamente;
  • Realizar feedbacks de valor com a equipe;
  • Compartilhar a visão de futuro e acreditar no time;
  • Acreditar no potencial de desenvolvimento das pessoas;
  • Ensinar pelo exemplo.

Um belo exemplo de liderança pode ser assistido nesta palestra da Endeavor, em que a Luiza Trajano, do Magazine Luiza, compartilha como atua na gestão de sua empresa e equipe.

São ensinamentos ricos e recomendo que você assista:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bew5KzrV-7w[/embedyt]

Impactos de uma gestão de “chefia”

Certa vez, enquanto realizava um treinamento para uma equipe de centenas de colaboradores, algo interessante surgiu.

Quando perguntei o que gostariam que mudasse em sua empresa, a maior parte dos participantes respondeu que “seria bom se seus gestores soubessem mais do que seus próprios nomes”.

Perceba. Não foi a remuneração a maior queixa, mas, sim, o relacionamento dos gestores com a equipe.

E como você imagina que estava o clima organizacional desta empresa? Pesado, desmotivado, turvo.

Em outra ocasião, entrevistei uma gerente de uma rede que disse que sempre que tentava conversar com sua gestora, era interrompida e não tinha suas ideias sequer escutadas.

Isto a fez evitar cada vez mais este contato.

Ou seja, liderar com base em um comportamento de “chefia”:

  • Afasta a equipe do gestor;
  • Aumenta as chances de se ter clientes insatisfeitos;
  • Impede que o gestor saiba mais detalhes do negócio;
  • Desmotiva o time;
  • Derruba os resultados da organização.

E afinal, como desenvolver sua liderança?

Não acredite naquele ditado que diz “só é líder quem nasce líder”.

Em outras palavras, esta é a síndrome da Gabriela, lembra? “Eu nasci assim, eu cresci assim…”.

Se você quer saber como liderar uma equipe, precisa entender que liderar trata-se muito mais de você compreender seu perfil atual e desenvolver novos comportamentos, do que algo genético.

Algumas dicas de como desenvolver sua liderança:

Ensine pelo exemplo: Acredite. Dizer uma coisa e fazer outra é a melhor forma de acabar com a sua credibilidade. Se quer mesmo ser um líder admirado, ensine pelo exemplo. Se quer que a equipe trate bem os seus clientes, comece por você. Se quer que estejam focados nas metas de vendas, esteja você também atento a estes indicadores.

Tenha empatia: Isto significa se colocar no lugar do seu liderado sempre que se relacionar ou direcionar algo a ele. Mesmo que você esteja nervoso em algum momento, evite transmitir essa energia e busque adequá-la para que sua mensagem chegue ao colaborador da melhor maneira possível.

Não acredite que já sabe tudo: Lembra que eu disse que a liderança pode ser desenvolvida? Você pode fazer um  bom curso de liderança disponível no mercado para dar este importante passo. E o melhor: você ainda poderá conhecer profissionais com o mesmo objetivo que você.

o monge e o executivo

Beba de mais fontes Aumente sua compreensão sobre o que é liderança e como um líder deve se portar para inspirar e motivar sua equipe. Um livro clássico sobre este tema é “O Monge e o Executivo”, que mostra os ensinamentos de um homem de negócios na busca pelo desenvolvimento de uma liderança servidora.

Inspire-se em outros líderes: Quem você conhece que se enquadra nos comportamentos de liderança acima? O que essa pessoa faz? Como ela é percebida pela sua equipe? Olhe também mais longe e veja exemplos de líderes no mercado e modele as ações positivas que eles adotam ao seu modo de gestão.

Concluindo… Liderar é sobre inspirar pessoas

Se você quer liderar, tire o foco exclusivamente da empresa e passe a incluir as pessoas como parte viva neste processo. Busque conhecer seus colaboradores, saber da expectativa deles, faça mais reuniões e, claro, reconheça-os sempre que alcançarem um objetivo.

Liderar não é sobre máquinas, mas sobre inspirar pessoas.

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Não basta ser líder. Há diferentes perfis que geram diferentes resultados.

Se está interessado em saber mais sobre os perfis de liderança, escrevi um artigo sobre os três perfis de liderança e qual deles pode ser ideal para você.

Quer ir mais fundo?

Se você quer desenvolver uma liderança inspiradora e alavancar os resultados da sua empresa, se aplique para nosso