Dicas de ouro sobre liderança e gestão

//Dicas de ouro sobre liderança e gestão

Dicas de ouro sobre liderança e gestão

Falar em chefes é coisa do passado. Não há mais espaço para quem apenas sabe dar ordens.

Hoje as empresas buscam profissionais que exerçam liderança e façam gestão de forma exemplar.

Para dar conta de desafios cada vez mais complexos, espera-se que os gestores saibam lidar muito bem com situações administrativas e com os colaboradores, os motivando e os desenvolvendo sempre.

E não pense que uma pessoa já nasce líder. Apesar de alguns terem mais facilidade para motivar as pessoas e administrar conflitos, todos podem e devem aprender e se aperfeiçoar nessas competências e habilidades ao longo de suas carreiras.

Com um pouco de dedicação e determinação é possível chegar à liderança.

O resultado desse aprendizado leva um gestor a ter seguidores e não subordinados, além de uma equipe coesa e produtiva.

Quer saber como ser um líder inspirador e se aprimorar, tanto em gestão, quanto em liderança? Então, veja as dicas de ouro que separei para você!

Seja apaixonado pelo que faz

elon_musk_

Acredito que a primeira coisa que um líder deve sentir é paixão pelo que faz. Quando as pessoas ao redor percebem esse amor, a motivação contagia a todos.

Quem REALMENTE acredita no propósito do que está fazendo e realiza o seu trabalho por satisfação (e não por obrigação), é capaz de alcançar resultados ímpares, que saltam à vista da equipe, dos clientes e do mercado.

Em minhas palestras eu costumo dizer que se você encontrar uma ocupação pela qual seria capaz de atuar, mesmo que de graça, e ser feliz por isto, esta pode ser a chave para conhecer aquilo que te move todos os dias.

Olhar para grandes líderes como Ellon Musk, que está na corrida para levar humanos até marte e de fabricar carros elétricos inovadores, ou a Luiza Trajano, que transformou o Magazine Luiza em um exemplo de estratégia e satisfação de clientes são alguns exemplos de como gestores apaixonados pelo que fazem são fáceis de ser percebidos.

Escrevi um artigo aqui no blog que pode te apoiar, caso ainda não tenha clareza sobre sua motivação ou missão de vida.

Aprenda sempre

Você já pode saber bastante sobre como motivar as pessoas e construir uma boa equipe. Porém, se não buscar sempre mais conhecimento, em algum momento, deixará de ser um profissional completo.

Já tive oportunidade de conhecer empresas em que um ou outro gestor comentava que não precisava mais realizar cursos ou atualizações, afirmando já saber de tudo. Ledo engano.

A começar sobre o conhecimento sobre nós mesmos, o autoconhecimento, passando pelo conhecimento do comportamento humano (que permitirá compreender melhor a sua equipe) e o saber sobre as novas tendências de negócios, pensar que já se sabe tudo é a pior mentira que alguém poderia contar a si mesmo.

Se você quer ter uma equipe que te surpreenda dia após dia e encante os seus clientes, é necessário que eles o vejam como alguém que inspira. Liderar começa pelo exemplo.

Se ainda não leu nenhuma literatura sobre liderança e deseja começar a mergulhar neste universo, o livro O Monge e o Executivo pode iluminar a sua mente neste sentido.

Por isso, é importante estar sempre bem informado para ter argumentos, conversar e convencer, de forma a continuar sendo uma referência em sua liderança e gestão na empresa.

Desenvolva novos líderes

Por esta você esperava? Pergunto isso porque vejo dois perfis de líderes no mercado.

O primeiro, e mais comum de se observar, tende a centralizar todas as decisões sob o seu controle e estão presentes tanto em grandes quanto em pequenas organizações.

O segundo perfil, e mais raro de ser visto, corresponde ao líder que desenvolve outros líderes, criando uma equipe de alta performance.

Então, você deve estar se perguntando: “Não seria lógico, então, atuar como um líder que desenvolve líderes?”. Sim, é lógico. Contudo, profissionais que ainda acreditam na centralização de poder para alcançarem resultados e crescimento acabam, além de enganados, caindo na cilada da estagnação.

Se você quer formar outros líderes, precisa começar pela confiança. Eleger aqueles profissionais que acredita serem capazes de realizar as tarefas e habilidades que precisa é um grande começo.

Em seguida, lançar desafios para que eles alcancem e estimulá-los a apoiar e desenvolver outros membros da equipe são passos que complementam esta iniciativa.

Por fim, compartilhar a sua visão, investir em treinamentos e soluções de desenvolvimento para estes líderes, como o Coaching Executivo, realizando feedbacks semanalmente sobre o desempenho de cada um, chancelam a sua estratégia e abrem caminho para sua equipe crescer exponencialmente.

Conhecer o seu perfil de liderança também pode ajudar e falo mais sobre isso em um post que você pode conferir clicando aqui.

Saiba ser flexível em meio às mudanças

No mundo dos negócios, surgem mudanças a todo momento. E elas exigem adaptação rápida.

Lançamento e declínio de produtos, surgimento de novos concorrentes, mudanças no comportamento do consumidor, alterações na política e legislação são apenas alguns dos fatores que podem comprometer seu planejamento passado.

Isto faz com que em alguns momentos é preciso retomar ao que foi definido e fazer mudanças que antes não estavam previstas.

Em outros, é preciso firmeza e ousadia para adotar medidas, que em um primeiro momento, podem não agradar a todos. Esteja preparado para isso.

Se a sua empresa realiza planejamento estratégico, sabe que ter metas claras é um direcionador para alcançar mais resultados, mas compreender as mudanças que podem alterar os planos é fundamental.

É como se você estivesse no leme de um grande navio, em alto mar. O surgimento de um iceberg no meio do caminho, que não está registrado no mapa, vai exigir que você tome uma atitude para salvar toda tripulação e chegar ao seu destino.

A flexibilidade (e não o ato de ficar dando murros em ponta de faca quando um resultado não vem) garante o sucesso das suas ações e faz com que sua equipe te respeite cada vez mais.

Quando se tem convicção do que se está fazendo, toda a equipe compra a ideia e começa a trabalhar a favor dela.

Se comunique de forma efetiva ao exercer sua liderança e gestão

Um bom líder é aquele que sabe se comunicar com a equipe, lembrando que isso é uma via de mão dupla.

Saiba o momento de falar e cuide para que todos realmente entendam a sua mensagem. É necessário, também, saber ouvir e interpretar o que está sendo dito.

Ouça todos seus colaboradores porque toda contribuição e diferentes pontos de vista são sempre bem-vindos.

Só se consegue exercer a liderança e uma boa gestão quando há comunicação. É desta forma que as pessoas se entendem e encontram, juntas, as melhores soluções para a organização.

É, também, por meio de uma comunicação adequada que você constrói a sua reputação e conquista o seu time, todos os dias.

Incentive a melhoria contínua do seu time

Um bom líder não é aquele que usa todo o conhecimento que possui apenas em seu próprio benefício, mas aquele que é capaz de desenvolver outros líderes em sua equipe.

Compartilhe o que sabe e incentive seu time a também aprender, se desenvolver, buscar e compartilhar conhecimento.

Mas saiba que não é apenas o conhecimento técnico que ajuda na melhoria contínua dos profissionais e da empresa.

O ambiente de trabalho também conta muito, devendo ser agradável e despertar nas pessoas o prazer em trabalhar.

Nesta incentivo, considere também conhecer e se envolver com as pessoas.

Em uma recente palestra que realizei em uma empresa, a maioria dos anseios que os colaboradores demonstraram sobre seus líderes não foi sobre questões salariais, mas de que seus gestores sequer sabiam quem eram e como eram as suas vidas.

Isto mostra que por mais que sua empresa possua processos, metas e todas aquelas questões documentais e burocráticas, se conectar com o lado humano é o verdadeiro diferencial que pode utilizar para desenvolver a sua equipe.

Faça com que a sua equipe fique unida

Um dos grandes desafios da liderança e gestão é fazer com que a equipe fique unida, independentemente da função ou cargo que cada um ocupa.

Incentive o trabalho em equipe para que as pessoas possam se conhecer e saber quais são os pontos fortes de cada um.

Outra questão que não pode ser esquecida é a importância de se gerenciar os conflitos. Sempre que notar algum desentendimento ou atrito na equipe, interfira para que a situação não se complique.

Liderança e gestão não surgem da noite para o dia e nem se tratam de um privilégio apenas de alguns.

Você também pode ser um líder desde que esteja disposto a aprender. Por isso, comece praticando as dicas deste artigo.

Você tem outras dicas valiosas sobre liderança e gestão? Compartilhe seu conhecimento.

By | 2017-10-03T11:36:17+00:00 agosto 24th, 2017|Categories: Liderança|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.