Tipos de liderança e como desenvolver o seu

/, Desenvolvimento Humano, Liderança/Tipos de liderança e como desenvolver o seu

Tipos de liderança e como desenvolver o seu

O jornal americano The Wall Street Journal apresentou recentemente um conceito interessante sobre liderança: liderar está mais para uma preocupação com a equipe do que com o próprio líder em si.

O fato é que os gestores da atualidade possuem uma gama de desafios e metas a serem superadas e uma das melhores formas de encontrar o estilo de liderança ideal é olhando para o perfil e expectativas que se tem para sua equipe.

Ao analisar perfis de liderança, ao invés de realizar comparações sobre qual deles é o melhor, o ideal a fazer é olhar para o seu perfil de liderança e cruzar estes estilos com as necessidades e ambições da sua empresa.

O escritor americano Daniel Goleman, que popularizou o conceito de inteligência emocional, apresenta no livro “Primal Leadership”, seis diferentes estilos de liderança e afirma que quanto mais eficaz for o gestor, mais facilidade ele terá de transitar pelos diferentes estilos, adequando-se a cada necessidade organizacional.

Os seis tipos de liderança

Conheça abaixo quais são estes estilos de liderar e identifique como e quando pode utilizar em sua organização:

Visionário

Mais indicado quando a empresa está a caminho de uma nova direção.

Os líderes visionários têm o poder de conduzir a equipe a um novo caminho e conjunto de sonhos compartilhados.

E a grande sacada é que este líder não diz como as pessoas chegarão ao objetivo, mas as deixam livres para inovar, experimentar e propor ações que levem ao objetivo principal.

Coach/Treinador

Este é o estilo “um-por-um”, que concentra-se no desenvolvimento de cada indivíduo da equipe, ajudando a conectar os seus objetivos aos objetivos e metas da organização.

Contudo, segundo Goleman, o Coaching funciona melhor com funcionários que demonstram iniciativa e estão abertos ao crescimento profissional, do contrário, pode ser visto como uma forma de microgerenciamento, minando a sua confiança no líder.

Parceiro

Este estilo enfatiza a importância do trabalho em equipe, e cria harmonia em um grupo, conectando as pessoas entre si.

Esta abordagem é particularmente valiosa “ao tentar aumentar a harmonia da equipe, a moral, melhorar a comunicação ou reparar a confiança arranhada em uma organização.”

Contudo, há o risco de utilizar este perfil sozinho, já que sua ênfase em louvor grupo pode permitir que o mau desempenho siga sem correção.

“Os funcionários podem perceber que a mediocridade é tolerada”, adverte Goleman.

Democrata

Aqui, o líder se baseia no potencial que cada colaborador possui de desempenhar um bom trabalho e cria um compromisso em grupo alinhado com os objetivos da empresa.

É como pensar em um maestro regendo os componentes de uma orquestra.

O democrata consegue atuar melhor quando o foco da empresa é conhecido, mas pode se tornar desastroso em momentos de crise, quando decisões rápidas precisam ser tomadas.

Determinado

Aqui, o líder gere sua equipe baseando-se em altos padrões de desempenho.

Ele tem obsessão por fazer as coisas melhor e mais rápido e busca na equipe a mesma eficiência no trabalho.

Porém, Daniel Goleman pontua que este estilo deve ser usado com moderação para que os colaboradores não sintam que estão falhando a todo momento, existindo aí o risco de envenenar a equipe quando usado em moderação.

Comandante

Este é o estilo clássico de liderança militar, usado na maioria das empresas, mas sem ser o que possui mais eficácia.

Por raramente bonificar a equipe e frequentemente incluir críticas, este modelo pode diminuir a moral e satisfação no trabalho.

Acaba sendo mais eficiente durante uma crise ou quando uma reviravolta urgente é necessária, uma vez que até o militar moderno já reconheceu sua utilidade limitada.

Como dito acima, não há o melhor estilo a ser adotado. O primeiro passo é conhecer a sua equipe, entender quais seus objetivos e encontrar o modelo ideal de acordo com a situação encontrada.

By | 2017-09-20T15:12:08+00:00 março 3rd, 2015|Categories: Coaching, Desenvolvimento Humano, Liderança|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.