5 passos decisivos para aprimorar sua gestão de equipe

/, Liderança/5 passos decisivos para aprimorar sua gestão de equipe

5 passos decisivos para aprimorar sua gestão de equipe

Verificar os indicadores, atingir metas e garantir o retorno financeiro para a empresa são algumas de suas atribuições como um gestor, certo? Entretanto, com tantas atividades a serem desenvolvidas, muitas vezes tenho percebido que há os que se esquecem de aprimorar sua gestão de equipe. E isso acaba fazendo com que os objetivos fiquem mais distantes de serem alcançados.

Sem que se tenha um bom time de trabalho, não se consegue desenvolver nenhuma tarefa. Afinal, precisamos de todos os membros da equipe para que ela seja realmente produtiva. Pensando nisso, saber como gerenciar deixa de ser uma atribuição secundária e se torna uma das principais atribuições na vida de um líder de alta performance.

Mas você deve estar se perguntando: Como aprimorar a gestão da minha equipe? A resposta é simples. Isso deve ser feito no cotidiano e para te ajudar nesta empreitada, separei aqui algumas dicas. Acompanhe!

1. Pense no planejamento estratégico

Acredite, mas boa parte das empresas de menor e até de médio porte não possui uma estratégia clara de futuro.

Ter um planejamento estratégico definido é o primeiro passo para você conseguir aprimorar sua gestão de equipe. É ele que dirá o que precisa ser feito, por quem e em quanto tempo. Dessa forma, será possível você aprimorar sua gestão de equipe, sem que nenhum deles fique sobrecarregado ou desconfortável por realizar uma tarefa que não possui conhecimento ou aptidão.

Antes de sair cobrando seus colaboradores, veja se estão seguindo o planejamento e se os objetivos estão sendo atingidos. Outra possibilidade que pode ser incluída no planejamento é criar planos de contingência, assim, no caso de imprevistos você poderá orientar sobre o que a equipe deve fazer, sem causar desconforto ou atuar de forma demasiadamente autoritária.

2. Analise constantemente os indicadores

Indicadores servem para ajudar você a perceber se os negócios vão bem ou não. É válido fazer um acompanhamento constante para saber se as estratégias estão tendo o efeito esperado.

Porém, se algo sair errado, busque quais as causas desse desvio. Lembre-se que nem sempre se pode culpar os colaboradores, principalmente, sem conhecer o problema a fundo. Se for um erro do gestor é hora de rever seu planejamento. E se a causa for os funcionários, aprimore sua gestão de equipe, orientando os membros do time para que não ocorram mais desvios.

3. Conheça bem seus colaboradores

Conhecer os membros da equipe vai muito além de saber seus nomes e quais cargos ocupam. Você deve saber quais são os pontos fortes e fracos de cada um e entenda um pouco sobre como cada integrante pensa e age.

Muitos gestores acham que sabem quem são os seus colaboradores. Entretanto, quando questiono sobre qual profissional da equipe consegue tomar decisões rápidas, nem sempre tenho uma resposta clara.

Ou seja, é fundamental conhecer cada um dos membros da equipe para saber com quem contar em cada tipo de desafio. Somente assim você saberá quais são as tarefas mais indicadas para cada um deles, poderá desenvolver e motivar o time e, ao mesmo tempo, aprimorar sua gestão de equipe!

4. Invista no seu próprio aperfeiçoamento

Você pode ser o dono da empresa, mas, se não estiver disposto a sempre aprender, pode ficar para trás. Esse aperfeiçoamento que se deve buscar precisa estar relacionado a dois fatores: o técnico e o comportamental.

O técnico vai ajudar a administrar a empresa, tomar decisões e analisar indicadores.

O comportamental é fundamental para que se possa aprimorar sua gestão de equipe. Isso porque se não souber lidar com as pessoas que compõem seu time, conseguir ouvi-las e aplicar feedbacks produtivos, você não fará gestão. Conheci alguns gestores que não aperfeiçoaram esse lado “humano” no relacionamento. Agiam por imposição e tinham colaboradores robotizados e que não acreditavam neles.

5. Gerencie as crises para aprimorar sua gestão de equipe

As crises vão sempre surgir, não temos como fugir delas. Porém, é possível intervir evitando que elas avancem e destruam seu negócio. Geralmente, elas estão associadas a problemas de relacionamento. As pessoas podem se desentender, fazer fofocas e criar situações desagradáveis que minam o ambiente de trabalho.

É necessário gerenciar esses conflitos para evitar que o convívio entre os membros se torne difícil. Se necessário, não hesite em interferir e chamar algumas pessoas para conversar. Somente assim, elas verão a questão de outro ângulo e mudarão seu comportamento para melhor.

Gostou das nossas dicas de hoje sobre como aprimorar sua gestão de equipe? Então, compartilhe-as com seus contatos e, se você ficou com alguma dúvida, comente com a gente.

By | 2017-08-31T17:02:57+00:00 agosto 14th, 2017|Categories: Coaching, Liderança|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.

Leave A Comment