Estilos de liderança podem influenciar diretamente na produtividade e eficiência de qualquer empresa, assim como na qualidade dos resultados produzidos.

Porém, atualmente muito se fala sobre a importância de lideranças que trabalham o desenvolvimento da equipe, juntamente com o desenvolvimento da organização.

Essas gestões colocam o líder cara a cara com as opiniões de seus liderados, dando mais atenção aos funcionários.

Por isso, hoje iremos falar sobre a Liderança Democrática, forma de gestão mais representativo quando se fala sobre participação dos funcionários nas decisões da empresa.

O que é uma liderança democrática?

Um líder democrático é aquele que sempre lidera levando em conta as sugestões dos funcionários. Assim, ele praticamente divide suas tarefas com os seus liderados, dando voz e poder de escolha aos funcionários.

Além disso, ele muitas vezes incentiva a participação de seus liderados em todos os trabalhos de equipe, principalmente nos mais importantes.

A todo momento, os profissionais são incentivados a expressarem suas opiniões acerca dos projetos e decisões da organização. Essa comunicação é muito importante em projetos que necessitem do feedback da equipe, como diretrizes da empresa e serviços inovadores.

Esse modo de gestão fragmenta muito bem as tarefas de um líder, deixando todos os membros da empresa com certa responsabilidade com a organização.

Assim, muitas vezes o rendimento e produtividade são aumentados devido a motivação dos membros em melhorar a própria equipe.

Principais características de um Líder Democrático

Em uma gestão democrática, o líder exerce o papel de orientador do time.

Pense nele como se fosse o técnico de um time de futebol. A todo momento procura formas de tornar os “jogadores” mais produtivos, orientando e passando estratégias.

Em meio as conversas, os jogadores também assumem esse papel de liderança constantemente, passando seus conhecimentos para o resto do time.

Assim, o técnico tem o objetivo de mediar a equipe e ajudar o time como um todo a desenvolver-se, ganhando jogos e subindo de liga.

Portanto, as principais características de um Líder Democrático são:

  • Líder incentivador e motivador;
  • Liderança ocasionalmente “partilhada”;
  • Membros influenciam nas decisões da empresa;
  • Grande interdependência entre os profissionais;

Além disso, um líder democrático deve ter um ótimo poder de comunicação, muitas vezes entrando no meio da Liderança Carismática. O momento de interagir com a equipe e incentivar os funcionários requerem carisma e um diálogo impactante.

Se você deseja liderar uma empresa ou equipes com RESULTADO ACIMA DA MÉDIA, agende aqui uma ligação de consultoria gratuita conosco.

Vantagens de ser um Líder Democrático

A maior vantagem de ser um líder democrático é que os membros se tornam entusiasmados e motivados no trabalho. Isso ocorre principalmente por causa do grande envolvimento que eles adquirem com os negócios da empresa.

Sabendo que sua opinião sempre vai ser valorizada, os problemas quase sempre aparecem antes de se tornarem problemas. Como assim?

Bom, vamos imaginar uma empresa de cosméticos. A nova linha de perfumes está quase perfeita, mas só tem um problema: Algumas embalagens estão sendo produzidas com pequenos defeitinhos, quase imperceptíveis.

Com uma equipe motivada e satisfeita com as responsabilidades dentro a empresa, constantemente se esforçam muito para o crescimento da organização.

Por isso, eles logo notariam o problema e poderiam avisar ao líder, antes que a máquina produza um monte de produtos defeituosos.

Em lideranças mais rígidas, esses funcionários poderiam até ficar satisfeitos com os prejuízos que a empresa teria ao ter que recolher os produtos defeituosos, pois se sentiriam revoltados com o pouco valor que têm na empresa. Porém, isso não ocorre na liderança democrática.

Os grupos que trabalham com esse tipo de liderança também são muito mais produtivos, pois se comprometem realmente ao trabalho e à busca de resultados.

Portanto, é importante que um líder democrático também saiba valorizar os esforços de sua equipe, para que ela continue sempre com engajamento total.

Desvantagens de ser um Líder Democrático

Sabe o que muitas vezes acontece com esse tipo de gestão? O líder perde o controle da equipe.

É preciso que o líder tenha muito cuidando quando exerce esse tipo de liderança, pois se ele delegar demais, pode se tornar um refém da própria equipe.

Quando chega a esse ponto, os membros começam a se manifestar em momentos inoportunos, onde muitas vezes ocorrem discussões.

Por isso, o líder democrático deve ter regras bem definidas quanto à comunicação da equipe, balanceado os momentos de diálogo com os objetivos e focos em resultados.

Além disso, é muito importante que o líder faça uma boa mediação de reuniões, contento a discórdia entre a equipe. Muitas vezes durante esse modelo de gestão, os funcionários podem acabar discutindo por discordarem da opinião do outro.

Sendo assim, objetividade durante as falas é de extrema importância, para deixar tudo muito claro sobre os assuntos tratados.

Quando ser um Líder Democrático?

Essa talvez seja a parte mais importante do nosso estudo. Agora que você já sabe tudo sobre Liderança Democrática, deve ter tido um monte de ideias para desenvolvê-la no seu time.

Contudo, você precisa analisar sua organização como um todo: o que minha empresa faz? Como ela funciona? Como os funcionários se comportam? Qual o meu estilo de liderança atual? Preciso mudar mesmo?

Se for o momento de unir a sua equipe e motivá-la, então significa que sua empresa precisa desse perfil.

Além disso, a liderança democrática é uma excelente forma para desenvolver novos projetos e metas, além de ser bastante eficaz na implantação de novas políticas na equipe.

Porém, sempre tenha em mente que existem outros diversos tipos de liderança, que podem funcionar muito melhor em outros momentos.

Se você deseja liderar uma empresa ou equipes com RESULTADO ACIMA DA MÉDIA, agende aqui uma ligação de consultoria gratuita conosco.

Conclusão

Como vimos durante o artigo, a liderança democrática tem uma série de benefícios. Porém, esse modo de gestão deve ser feito de forma saudável e consciente, tomando muito cuidado para não perder o controle.

Sendo assim, o chefe precisa ter uma ótima forma de comunicação para sempre manter a equipe unida.

Porém, você deve ter em mente que o melhor chefe é aquele que sabe se adaptar ao ambiente em que está.

Por isso, muitas vezes esse perfil de liderança pode funcionar melhor que a Liderança Carismática. Mas também, em outros momentos a Liderança Autocrática pode ser o que sua empresa precisa.

O líder democrático é capaz de unir as pessoas e fazer a equipe tornar-se parte de um grande processo. O resultado disso tudo é uma equipe motivada para trabalhar e produzir mais resultados, sempre comprometida com o trabalho.

Se você quer ficar mais por dentro do assunto, considere realizar nosso curso sobre choaching empresarial, para você estar preparado para todas as situações que sua empresa necessitar.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo em suas redes sociais, e comentar abaixo qualquer dúvida! Além disso, comente o que você aprendeu com seus amigos, para que eles fiquem por dentro de tudo sobre Liderança Democrática!