Será que existe uma fórmula mágica para alavancar sua empresa, passar de vez na frente da concorrência ou fazer seu serviço se tornar um sucesso?

Talvez até exista, mas de que ela adiantaria se o líder da empresa não estiver apto para utilizar desta fórmula? Sem equipe para ajudá-lo?

Por conta disso, irei mostrar para você como aprender a liderar usando o seu carisma como ponto principal da sua gestão, a Liderança Carismática.

Mas você sabe o que é Carisma?

Antes de tudo, precisamos entender o que é Carisma.

O carisma é o dom que uma pessoa tem de cativar e seduzir os outros, encantando e gerando um magnetismo pessoal.

O carisma é considerado como um hábito de comportamento. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o carisma pode (e deve!) ser desenvolvido através da prática e do pessoal.

Segundo o político australiano Andrew Leigh, o carisma evolui quando a pessoa começa a concentrar sua atenção ao seu redor, tornando-se mais presente.

As pessoas carismáticas são únicas, diferente de todos os outros indivíduos. São aqueles que se destacam no meio da multidão e fazem todas as coisas de maneira diferente.

Sendo assim, a principal emoção exalada por carismáticos é a alegria, que acaba contagiando todos ao seu redor.

Se você deseja liderar uma empresa ou equipes com RESULTADO ACIMA DA MÉDIA, agende aqui uma ligação de consultoria gratuita conosco.

Liderança Carismática

Você já deve ter percebido que a presença de um líder carismático está incorporada à maioria das empresas de sucesso, não é mesmo?

Porém, você sabe como se comporta um líder carismático? Se não, estou pronto para te mostrar como você pode mudar a cara da sua empresa e do seu time de funcionários apenas aderindo à essa virtude.

  1. Tem autoconfiança

Autoconfiança provavelmente é a maior característica de um líder carismático.

Você já assistiu alguma palestra em que o apresentador fazia um monte de perguntas para a plateia, mas 1 ou 2 se manifestavam? Esse é um ótimo exemplo de falta de autoconfiança, tanto do palestrante quanto do público.

Ao apresentar o assunto, o palestrante não conseguiu mostrar ao público toda a sua maestria sobre o assunto (se tivesse). Não conseguiu prender o público, muito menos interagir com ele. Foi direto para as “exigências”.

E o resultado? Um público totalmente desinteressado e um apresentador insatisfeito. Este mesmo fenômeno ocorre em uma empresa quando o líder não tem autoconfiança: todos duvidam de sua capacidade.

Um líder precisa confiar em si mesmo, para conseguir passar confiança aos liderados. O autoconhecimento é muito importante para essa tarefa. Saber os seus limites e suas fraquezas, assim como seus pontos fortes e suas habilidades.

Se nem você se conhece, como seus liderados poderão escolher estar ao seu lado? Mostre a eles que você sabe o que está fazendo, que eles confiarão nas suas atitudes.

  1. É um ótimo comunicador

Costumo dizer que confiança e capacidade de comunicação andam de mãos dadas.

É impossível que um líder carismático demonstre autoconfiança sem saber se comunicar. No entanto, também não tem como se comunicar bem sem ter autoconfiança.

Imagine um cenário em que você sabe de tudo sobre gestão de empresas, está confiante para a reunião com seus funcionários e tem certeza que consegue se sobressair. Porém, você não consegue se expressar da forma como deveria, e eles duvidam da sua capacidade. Entendeu?

Apenas essa falta de habilidade como comunicador prejudicou seu autoconhecimento, sua sabedoria sobre o assunto e a confiança de seus colegas em você.

Portanto, assim como o autoconhecimento, a virtude da boa comunicação é fundamental para um líder carismático.

Saber usar as palavras para cativar a equipe é um dos pré-requisitos para se ter um negócio de sucesso. É aquele que sabe motivar o time a alcançar seus objetivos e se desenvolver pessoalmente.

Um líder carismático é capaz de tornar até mesmo aquelas reuniões chatas que você costuma ouvir em discurso fantástico.

A capacidade de prender a atenção dos funcionários é uma de suas maiores aptidões na liderança, pois dá uma enorme credibilidade com os liderados.

  1. Sabe a importância de ter relações interpessoais

Você percebeu que essa forma de liderança está muito mais ligada com o emocional do que com o racional?

Antes de mais nada, é necessário ter em mente que ter boas relações interpessoais é simplesmente lidar bem com as pessoas à sua volta.

Empatia talvez seja o melhor termo para esse processo. Colocar-se no lugar dos seus liderados pode dar ótimas sugestões sobre como melhorar sua relação com eles. “Faça com os outros apenas o que gostaria que fizessem com você”.

Isso significa que você também deve aprender a ouvir opiniões diferentes da sua, e saber lidar com elas.

O líder carismático sempre percebe pontos de melhoria mais rapidamente, pois estão disponíveis a ouvir os funcionários.

Essa atitude gera uma sensação de pertencimento à equipe e cria funcionários motivados e persistentes.

  1. Tem objetivos claros e concretos e sempre busca melhorar

Não se esqueça que a liderança está associada aos resultados.

Um dos maiores erros que as pessoas comentem quando se trata de liderança carismática, é que o líder passa a dar mais atenção aos relacionamentos do que para a empresa.

Mesmo que os relacionamentos sejam importantes para dar o sentimento de equipe para os liderados, uma boa gestão da empresa e metas claras são indispensáveis.

Quando falamos em resultados, temos que estar cientes de que esse é o maior papel de um líder, independente da sua forma de liderar.

Portanto, a liderança carismática pode ser uma vida de mão dupla nesse sentido.

Um líder carismático trabalha motivando a equipe a produzir mais e mais, através do seu comportamento comunicativo e positivo. Se bem feito, sua equipe pode te ajudar, com prazer, a alavancar sua empresa.

Se você deseja liderar uma empresa ou equipes com RESULTADO ACIMA DA MÉDIA, agende aqui uma ligação de consultoria gratuita conosco.

Conclusão

Como sempre, tentei esclarecer o melhor possível sobre o assunto. Desenvolver o carisma não é algo fácil, mas as dificuldades com certeza serão recompensadas ao final do trajeto.

A maior habilidade de um líder carismático é a empatia, além do seu poder comunicativo. Se colocar no lugar do outro, seguir os passos e ouvir a outra pessoa, é a melhor forma de se orientar sobre como agir com o próximo.

No entanto, como dito acima, é preciso ter cuidado. Mal planejamento e carisma em excesso, assim como todos os exageros em nossas vidas, podem trazer péssimas consequências.

Portanto, é preciso ter bom senso de gestão antes de sair dizendo sim para todos, e ter em mente que o foco principal da sua empresa é crescer e prosperar.

Saber se adaptar ao meio comercial que você vive é essencial para uma gestão de sucesso.

Se quer saber mais sobre como liderar sua empresa, não se esqueça de conferir o nosso curso de coaching empresarial, que ajudará você e sua equipe a atingirem o máximo de maestria.

Você sabia que um líder carismático exercia tantos papéis? Se gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais e não deixe seus amigos por fora desse assunto!