Toda boa empresa, sempre passa pelas mãos de um bom líder.

Conhecer as possibilidades de liderança é extremamente importante para que você e sua empresa tenham conhecimento para minimizar as chances de erros relacionados à gestão.

Alguns escolhem exercer a liderança autocrática, por ser mais rígida, enquanto outros preferem escolher as lideranças democráticas ou carismáticas, por serem mais motivadoras.

Porém, você sabia que um líder pode ser todas essas lideranças ao mesmo tempo?

Então, hoje vou te apresentar um estilo de liderança que consegue se adaptar a qualquer adversidade, muito utilizado por líderes experientes e que vem revolucionando o mercado.

O que é um líder situacional?

Também conhecida como liderança contingencial, a Liderança Situacional é aquela em que o líder se adapta conforme o comportamento de sua equipe.

Assim, ele consegue delegar tarefas adequadas aos diferentes níveis de capacidade dos liderados, sem comprometer o time.

Além disso, um líder situacional muda sua forma de agir com base na capacidade técnica e emocional do time que está gerindo.

Por isso, é muito comum nesse tipo de liderança uma mudança constante no modo de ação do líder. Em certo período, ele poder seu um Líder Autocrático, e em outro, um Líder Democrático.

Esse modelo de gestão foi desenvolvido por Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Segundo a teoria, a liderança não deveria ser exercida de apenas uma forma, seguindo um modelo, mas sim de forma alternada.

Os teóricos dizem que nenhum estilo de liderança é melhor do que o outro. Ou seja, tudo dependeria da situação em que a organização se encontrava.

A liderança na verdade deveria ser mais flexível, transformando o líder em “adaptador”.

Dessa forma, o líder seria capaz de exercer o seu papel motivador para a equipe em certos momentos, e um papel mais autocrático em outros, sem perder sua essência.

Principais habilidades de um Líder Situacional

Quando tratamos de Liderança Situacional, a principal habilidade que um líder deve ter é a de “adaptação”.

Já ouviu aquela frase que diz; “Somente sobrevive aquele que se adapta melhor”? Esse modo de liderança é um ótimo exemplo disso.

Assim, o líder deve sempre estar atento às mudanças do ambiente de trabalho, para poder mudar seu estilo de gestão da forma correta.

Além disso, podemos citar algumas outras habilidades que um líder situacional deve ter:

  • Saber trabalhar com as necessidades específicas de cada situação em que se encontra;
  • Ter profundo conhecimento sobre liderança, para saber escolher qual a hora mais oportuna para se escolher alguma delas;
  • Conseguir transitar por vários estilos de liderança de forma natural;
  • Ser carismático e um bom comunicador.;

Fases da Liderança Situacional

Sendo o estilo de liderança mais complexo e abrangente, a Liderança Situacional é dividida em 4 fases:

F1 – Direção: o líder precisa dizer aos funcionários como executar suas respectivas tarefas. Nessa fase, o liderado precisa aprender como executar a tarefa, exercendo o papel de supervisionar esse procedimento até o fim.

F2 – Orientação: Nessa fase, o líder tem o papel de supervisionar o seu time constantemente, sempre fornecendo um feedback aos colaboradores.

O líder também deve pedir algumas sugestões aos liderados, sejam elas para melhorar algo dentro da empresa ou novas ideias de projetos.

Dessa forma, o gestor consegue aumentar o envolvimento da equipe com os assuntos da empresa, motivando-a e dando maturidade profissional aos funcionários.

F3 – Apoio: Durante o processo, o líder deve constantemente motivar os seus liderados. Ao atingir o estágio de Apoio, deve oferecer oportunidades para que a equipe analise as perspectivas diferentes, tornando o processo uma ótima forma de unir a equipe e motivar o trabalho em conjunto dos membros, criando uma interdependência geral.

Assim, o colaborador ganha muito mais liberdade para atuar dentro da empresa, tornando o papel do líder muito menos autocrático.

F4 – Autonomia: Nessa fase, o líder já não interfere tanto nos processos decisivos, pois a maior parte das tomadas de decisões são feitas pela própria equipe.

Portanto, entra no papel de delegar responsabilidades ao time, já que conta com liderados bem maduros e responsáveis.

Se você deseja liderar uma empresa ou equipes com RESULTADO ACIMA DA MÉDIA, agende aqui uma ligação de consultoria gratuita conosco.

Vantagens de ser um Líder Situacional

Esse estilo de liderança pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Porém, a maior vantagem é o poder de produtividade que o líder consegue impulsionar.

Essa forma de gestão consegue aumentar a produtividade da empresa em todos os setores de uma vez, em qualquer situação (caso seja bem executada).

Isso acontece, pois, o líder consegue se portar como uma autoridade flexível, capaz de desenvolver bastante a maturidade de seus colaboradores.

Além disso, o líder deverá ser capaz de identificar o perfil de seus colaboradores, assim como o conhecimento e a maturidade de cada um. Dessa forma, ele pode fazer escolhas mais assertivas para desenvolver e motivar a equipe.

Como dito acima, um líder situacional deve ser um excelente comunicador, para sempre manter a equipe motivada e coordenada.

Conclusão

A liderança situacional é uma ótima forma de desenvolver profissionais autônomos e coordenados. Porém, você deve ter muito cuidado ao considerar a maturidade profissional que os colaboradores se encontram.

Atribuir uma tarefa a um membro que não tem experiência para tal área, é um tiro no pé. Primeiramente, ele precisa ser avaliado e preparado, para poder executar suas obrigações da forma mais produtiva possível.

Além disso, a liderança situacional sempre visa o trabalho em equipe e o desenvolvimento do time. Qualquer liderança deve sempre trabalhar em prol do lucro, mas nunca se esquecer que para que esse lucro venha, os profissionais têm que estar motivados e preparados.

Portanto, quando o líder situacional promove a interação da equipe na tomada de decisões, ele está também desenvolvendo time, que estará também se tornando mais produtivo.

Enquanto falávamos sobre esse assunto, você deve ter percebido a complexidade do tema que estamos tratando. Por isso, para te ajudarmos nessa sua jornada em busca de desenvolver ainda mais sua liderança, preparamos um curso de coaching empresarial perfeito para você alcançar os seus objetivos.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Além disso, comente abaixo dizendo o que você aprendeu com a gente, ou qualquer dúvida que tenha tido no meio do caminho.