Como dizer Não? Mude isso e transforme sua liderança

/, Desenvolvimento Humano, Liderança/Como dizer Não? Mude isso e transforme sua liderança

Como dizer Não? Mude isso e transforme sua liderança

“Como dizer NÃO?”. Parece simples, mas a quantidade de casos em que percebo como a dificuldade para dizer não tem prejudicado o trabalho e a vida de muitos líderes e profissionais é enorme.

Na verdade, essa dificuldade não é tão claro quanto parece.

Para chegar a esta conclusão, foram necessárias, claro, diversas sessões de coaching para detectar o que realmente estava fazendo com que líderes tivessem tantas percas no relacionamento com a equipe, clientes e até com pessoas de seu círculo familiar e de amizade.

Neste artigo vou compartilhar quais problemas ocorrem em decorrência deste comportamento e algumas dicas para você mudar esta situação..

Dificuldades de um líder que não consegue dizer não

Lembra que acima eu disse que este fator nem sempre é tão claro assim?

Então. Na verdade os líderes sempre trazem as dificuldades que estão sofrendo no dia a dia e começam a perceber o quanto estão perdendo com isso.

Dentre os estilos de liderança que existem, o profissional que não sabe como dizer não aparece como mais permissivo, ficando exposto a uma liderança fragilizada.

Alguns dos principais problemas que eles vivem são:

Falta de tempo e dificuldade para tarefas essenciais

Na maioria das vezes, sempre que uma pessoa compartilha estar com falta de tempo, podemos observar a dificuldade clara para dizer NÃO aos pedidos que lhe são feitos.

O profissional pode não poder, não saber ou não querer fazer alguma coisa, mas ao receber o pedido abre aquele sorriso tímido e diz: “Claro, eu posso fazer sim”.

O problema é que agindo assim, ele está dizendo SIM para as outras pessoas e NÃO para si mesmo.

E o que acontece com uma agenda repleta de “SIM`s” para as outras pessoas? Fica lotada, claro. Daí o problema tão comum da falta de tempo.

Baixa autoestima para liderar e ser quem é

Alimentar o comportamento de sempre dizer SIM (e aqui me refiro ao Sim que não se pode, quer ou se sabe fazer), é um grande gatilho para diminuir a autoestima do profissional.

Na verdade, muitos agem desta maneira em busca de aprovação social.

Dizem SIM justamente para que sejam mais queridos, amados, respeitados, quando na verdade está sendo apenas… útil.

E aqui está um grande risco. O de construir uma relação com colegas, equipes e pessoas em geral, baseado apenas no senso de utilidade que se gera.

Outro agravante é que se para tudo se diz SIM, e isto não corresponde à sua vontade, como as pessoas vão conhecer quem você é de verdade? Sua personalidade?

Aparentar ser um líder fraco

Ter esta maleabilidade excessiva quanto aos pedidos que você recebe da equipe pode drenar todo o esforço que você faz para liderar.

No dia a dia das organizações, lidar com prazos, metas e compromissos é de grande valia para assegurar o posicionamento no mercado e o respeito aos clientes.

Sua equipe pode começar a não respeitar tanto suas orientações e começar com brincadeiras que falam diretamente da falta de pulso que a sua gestão pode passar.

Pouca qualidade de vida

Sim, mesmo olhando para o contexto profissional, precisamos falar de como é importante manter uma boa qualidade de vida.

Eu sempre falo em meus treinamentos e palestras que não gosto da afirmação: “deixe os seus problemas em casa” e vice-versa.

Isto porque todos nós somos UM. O Rodrigo profissional que agora escreve este artigo também é o Rodrigo pessoal. Juntos, eles (eu na verdade) atuam com ideias, insights, intuição e experiência para falar com você.

Quando muitos líderes não dizem NÃO apropriadamente, começam a não ter tempo para a família e também perdem o precioso encontro consigo mesmos.

Acabam não tendo o momento necessário para ler um livro, assistir a um bom filme, desfrutar do ócio criativo e ser feliz fora do trabalho.

Porque saber dizer NÃO é importante para liderar bem?

Tudo na vida tem limites.

Sua empresa possui limites, a sociedade possui limites, as leis mostram seus limites e você também tem os seus limites.

Dizer SIM a tudo que lhe é solicitado abre uma brecha que depois será difícil de fechar.

Ser visto como um líder permissivo, com pulso fraco e baixa auto estima compromete seu poder de persuasão e, consequentemente, seus resultados.

O Cristian Barbosa é um conhecido autor brasileiro que trata sobre gestão do tempo. E neste vídeo ele enfoca como a dificuldade de dizer não pode ser prejudicial.

Como dizer NÃO e transformar a sua liderança

A esta altura você pode estar se perguntando: “Mas é possível aprender a dizer NÃO?”.

Claro que sim. É comum as pessoas pensarem que nasceram de uma maneira e seguirão até o fim de suas vidas da mesma forma. Mas isso não é verdade.

Como costumo dizer a todos que desejam começar um processo de transformação profissional, pessoal e de liderança, há sempre um único pré-requisito para ter resultados: estar verdadeiramente comprometido.

Se você está com este nível de energia para a mudança, aqui seguem algumas dicas para aprender a dizer NÃO apropriadamente, de uma vez por todas!

Entenda o motivo por estar agindo assim

Mais acima eu disse que, normalmente, as pessoas agem desta forma elo desejo de se sentirem queridas, amadas e respeitadas pelas outras pessoas.

Mas qual a sua razão para estar agindo assim?

Detecte aqui o porque você teme dizer NÃO para alguém, quais os medos e receios que você tem e, principalmente, o que você ganha com isso.

“O que eu ganho?”, você talvez esteja se perguntando.

Exatamente. Se você está agindo desta forma, está tendo algum ganho com isso, e esta posição pode estar confortável para você pensar em sair dela.

Compreenda o estilo de educação você recebeu

Qual foi a forma com que você foi educado quanto à maneira de interagir com as pessoas?

Por acaso você foi estimulado a nunca reagir aos problemas que lhe aconteciam e foi sempre direcionado a dizer “amém” para tudo?

Muitas vezes os pais, em busca de proteger seus filhos de sofrimentos e frustrações, podem estimular que situações de conflito ou de franqueza sejam evitadas. E isto pode incluir dizer mais SIM`s do que se gostaria.

Se este foi o caso, já temos outro indicador que ilustra esta dificuldade que você está tendo. Compreender as razões é sempre um grande primeiro passo para mudar!

Liste os pedidos, pessoas e situações

Aqui, lhe convido a identificar os gatilhos. Ou seja, quais deles fazem com que você fique paralisado e não consiga dizer que não pode fazer algo que lhe é pedido por exemplo.

Ou, que não pode adiar aquele prazo importante que seu colaborador acabou perdendo, por exemplo.

Pegue um caderno e anote todas as pessoas, favores e pedidos para os quais a dificuldade de dizer não aparece, buscando sempre compreender porque, em cada uma delas, sua palavra sincera é tão difícil de ser dita.

Ao tomar nota de quando isso ocorre, você se prepara para a próxima vez que esta situação se repetir.

Diga NÃO apropriadamente

Notou que repeti diversas vezes a palavra “apropriadamente” depois do NÃO?

Justamente para lhe mostrar que dizer NÃO pode ser algo leve de se fazer.

Não precisa ser um momento tenso. Pode ser apenas uma conversa, um diálogo entre duas pessoas que desejam chegar a uma solução.

Explique as razões pelas quais você não pode fazer ou aceitar determinado pedido, mostrando o que te impede ou o que poderia acontecer caso você venha a aceitar.

Ser transparente e educado é o segredo para cultivar suas relações, mesmo que precise dar uma negativa a alguém.

Diga mais SIM`s para você

Não poderia deixar de dar esta dica.

Depois de tanto tempo dizendo SIM para os outros e NÃO para você, chegou a hora de se dar este presente!

Procure ver tudo aquilo que gostaria de fazer e que por toda esta questão acabou não fazendo e liste.

E claro, reserve um horário para colocar tudo em prática. Seja pensar mais estrategicamente na empresa, ler um livro, sair com a família… Tudo que desejar.

Aqui, o que vale é buscar resgatar este ser humano incrível que está aí faminto por você mesmo, há tanto tempo.

Desenvolva sua inteligência Emocional

Evidentemente, começar a dar estes passos pode exigir energia e disposição da sua parte.

E ao se deparar com situações em que passe a dizer não, será importante lidar com as reações, tanto externas, quanto internas.

Algumas pessoas poderão não ficar felizes com uma negativa, e isso é normal. Afinal, não se pode agradar a todos, certo?

Mas é salutar cuidar de você e de sua inteligência emocional. Algumas pessoas costumam se sentir culpadas após dizer NÃO a alguém e isso não é nada bom.

Lembre-se que você está no seu direito de se comunicar e expressar os seus sentimentos.

Escrevi um artigo com dicas para desenvolver a sua inteligência emocional e penso que pode te apoiar.

Conclusão: “Dizer NÃO” não é, nem precisa ser um bicho de sete cabeças

Isto faz parte da comunicação e relacionamento entre as pessoas.

Tenha certeza que o seu tempo, sua liderança, sua autoestima e qualidade de vida melhorarão, e muito, se passar a ser transparente com você mesmo, se preocupando menos em querer agradar as outras pessoas o tempo todo.

Gostou do artigo? Ele fica melhor se você colocar em prática!

Quero também saber o que achou. Compartilhe nos comentários!

By | 2017-11-06T10:43:55+00:00 novembro 5th, 2017|Categories: Coaching, Desenvolvimento Humano, Liderança|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.

Leave A Comment