Como administrar melhor o tempo no trabalho

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Como administrar melhor o tempo no trabalho

Possivelmente você já ouviu a famosa frase de que “tempo é dinheiro”. Ela realmente é verdadeira porque esse é o bem mais precioso que temos. Sem ele não conseguimos fazer nada. Mas a grande questão é: como administrar melhor o tempo no trabalho e fazer com que ele renda de acordo com nossas necessidades?

Saiba que não é preciso estender o trabalho todos os dias até mais tarde ou se tornar um workaholic para conseguir realizar todas as tarefas. Acho que a solução pode ser mais simples do que se imagina e tudo está relacionado à duas palavrinhas mágicas: organização e disciplina.

Aprenda como administrar melhor o tempo no trabalho

Sempre buscamos entender como um colega de trabalho consegue realizar todas as tarefas e ainda tem tempo sobrando, enquanto, muitas vezes, nos sentimos sobrecarregados. Se este também é o seu caso, está na hora de você começar a observar alguns detalhes importantes.

Repare que quem sabe como administrar melhor o tempo no trabalho não corre contra o relógio e não perde o controle quando tem uma tarefa emergencial. Pelo contrário, essas pessoas que lidam bem com o tempo se mantêm calmas, planejam e não ficam sobrecarregadas, o que faz com que tenham mais segurança, maior autoestima e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Para que você possa ser como elas e não se sentir pressionado pelo relógio, separei aqui algumas dicas:

Defina as prioridades

Definir as prioridades é essencial para não se perder nas tarefas e ficar com atividades acumuladas ou atrasadas, o que só aumenta o estresse. Antes de começar a realizar determinadas tarefas, veja exatamente o que precisa ser feito e qual o prazo de cada etapa. Se não existir prazo, crie um e siga-o.

Comece sempre pelos itens que têm prioridade alta e, conforme for eliminando, siga para aqueles de média e baixa prioridades. Em algum momento pode ser necessário rever essa lista porque é bem comum surgirem demandas de alta prioridade no decorrer do trabalho.

Não faça tudo ao mesmo tempo

Ser multitarefas pode até sem bem-visto nas empresas, mas nem sempre isso significa qualidade. Quando a pessoa se propõe e fazer várias atividades de uma única vez, como escrever um relatório enquanto conversa ou ler e-mails enquanto fala ao telefone, muitas vezes, informações importantes passam despercebidas e o risco de errar é muito maior.

O resultado final do trabalho acaba ficando ruim e exige que esse seja refeito. Tenho um cliente, executivo de uma grande empresa, que sempre diz gostar de gente que faz certo da primeira vez. Ele tem razão. Quando isso não acontece, perde-se tempo e energia, dois bens preciosos, não é mesmo?

Cuide da organização

Pode parecer sem muita importância, mas manter a mesa de trabalho organizada e os arquivos no computador em pastas bem identificadas faz a diferença na hora de administrar melhor o tempo no trabalho. Os minutos que você pode perder procurando documentos, arquivos e outras ferramentas de trabalho podem ser utilizados para você fazer coisas muito mais importantes, como análises mais profundas e tomadas de decisões mais acertadas.

Usufrua da tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para quem busca entender como administrar melhor o tempo no trabalho. É possível ter uma agenda eletrônica e outros aplicativos que te permitam lembrar compromissos e executar suas atividades de forma mais rápida. 

Existem, também, templates prontos que podem ser usados para apresentações, evitando que você precise fazer todo o layout, o que leva tempo e agrega pouco valor ao resultado. São muitos recursos disponíveis, alguns gratuitos, que podem atender as necessidades do seu negócio e ajudar a descobrir como administrar melhor o tempo no trabalho.

Estabeleça um tempo para as pausas

Trabalhar continuamente sem realizar pausas faz com que você fique cansado e deixe de produzir com o máximo de seu potencial. O ideal é trabalhar por um período e fazer pausas programadas, evitando a estafa e garantindo que sua produtividade continue elevada. Seu organismo agradece. 

Uma técnica bastante indicada para isso consiste em fazer pausas programadas após um período trabalhado. Por exemplo, você trabalha 25 minutos e descansa 5. Esse ciclo recebe o nome de Pomodoro. Após 4 pomodoros, você realiza uma pausa mais longa, 30 minutos.

O tempo pode ser ajustado para a sua realidade. Veja, no vídeo a seguir, um pouco mais sobre esta técnica e como aplicá-la.

Saber como administrar melhor o tempo no trabalho vai exigir um pouco de esforço no começo, pois será preciso mudar sua rotina e fazer adaptações. Entretanto, em pouco tempo, os resultados começam a surgir e logo o cotidiano se transforma. Acredite! Você pode ser um profissional mais produtivo e um exemplo de profissionalismo.

Você tem alguma técnica para administrar melhor o seu tempo no trabalho? Compartilhe comigo.

By | 2017-10-13T16:54:12+00:00 outubro 13th, 2017|Categories: Coaching|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.

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