O que devo fazer para minha empresa crescer mais?

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O que devo fazer para minha empresa crescer mais?

Todo empreendedor tem como objetivo fazer a empresa crescer mais e ver o seu negócio prosperar. Mas, para que isso aconteça, é necessário bastante planejamento. E se você nunca pensou nisso, está na hora de repensar o seu método de trabalho.

As grandes empresas, que hoje têm um nome reconhecido e que possuem um grande market share no mercado, não chegaram onde estão por acaso. Seus profissionais se prepararam e trabalharam duro. Cometeram erros e aprenderam com eles. Mas, acima de tudo, estavam sempre atentos ao mercado e aos especialistas.

Se você também deseja fazer sua empresa crescer mais, repito: É preciso estar disposto a aprender, inovar e não descuidar da gestão. Apesar de ser bastante complexo esse processo, hoje vou dar algumas dicas de como fazer isso. Confira!

Estabeleça e acompanhe as metas de vendas

Pode não parecer verdade mas há uma boa parte de empresas que não possuem metas claras de vendas e resultados. Nestas companhias é comum encontrar um clima de preocupação com o futuro justamente por não saber o que se espera dele.

Se ainda não existem metas claras em seu negócio, estabeleça agora mesmo. Você pode fazer isso analisando qual o ponto de equilíbrio mensal para que sua empresa consiga operar e, claro, incluir desafios percentuais de crescimento para que esta seja uma ação desafiadora e estimulante.

Contudo, tenha cuidado para não definir uma meta e deixá-la apenas na gaveta ou na planilha do computador.

É preciso que ela seja conhecida e distribuída para seus colaboradores de modo que eles saibam o que fazer e em quais frentes atuar. Grandes empresas como a AMBEV distribuem os desafios e metas de vendas em objetivos diários e realizam este monitoramento de perto para não perder o foco no resultado.

Se você possui uma equipe de vendas, utilizar sistemas de CRM (para gerir o relacionamento com o cliente) pode apoiar, e muito, no acompanhamento destes indicadores. Particularmente conheço o trabalho da Salesforce, do Zoho CRM e da Pipedrive, que estão entre as plataformas mais renomadas do mundo.

Terceirize parte dos serviços e ganhe tempo

Apple Design iPhone 7

A terceirização, com a nova regulamentação, ganhou ainda mais força e tem permitido a empresa crescer mais por oferecer uma parceria vantajosa. Não é preciso terceirizar todas as áreas da organização, mas sim aquelas que impactam na produtividade ou que não possui mão de obra disponível.

Já observou a Apple? Ela se concentra em fazer o seu melhor na inovação e criação de designs incríveis para seus produtos, deixando a parte mais simples do processo – produção – a cargo de empresas terceirizadas, como a Foxconn.

Por exemplo, o recrutamento e seleção é uma tarefa que demanda tempo e impede que os colaboradores foquem em atividades chave da empresa. Ao contar com uma empresa parceira para realizar esse processo, você pode ter certeza que conseguirá contratar o profissional certo para o cargo e que contribuirá para o crescimento da organização.

Tenha um bom controle financeiro para não perder dinheiro

Nenhuma empresa consegue se manter ativa e com potencial de crescimento se não cuidar das finanças. Seja de pequeno ou grande porte, a regra é sempre a mesma: Administre bem o dinheiro.

É importante saber o quanto entra e quanto sai e, para controlar toda essa movimentação, é preciso adotar e monitorar o fluxo de caixa. Conhecendo os maiores encargos e custos, é possível saber onde é necessário ajustar o orçamento para não perder dinheiro e gerar lucros.

No mercado existem sistemas de gestão financeira acessíveis (alguns até gratuitos) que podem lhe apoiar nesta etapa. O Conta Azul, por exemplo, cumpre bem o papel de manter a empresa organizada financeiramente.

Há também duas soluções gratuitas como o MarketUP e o QuickBooks ZeroPaper que podem dar uma mãozinha se no momento você deseja economizar na contratação de uma plataforma.

Saiba quem são os seus clientes para melhor atendê-los

É necessário conhecer quem é o seu público consumidor e quais são os potenciais clientes. Todo o negócio deve servir para satisfazer as necessidades deles e, sabendo quem são e o que esperam, fica muito mais fácil atingir esses objetivos.

Se possível troque informações com os clientes. Faça pesquisas periódicas e reúna o máximo possível de dados para que os seus produtos e serviços estejam focados no público que pretende alcançar.

Grandes empresas realizam pesquisas de mercado constantemente para entender os anseios de seus consumidores e oferecer soluções super alinhadas com as expectativas de seus clientes. O SEBRAE pode lhe apoiar a definir uma abordagem de pesquisa para esta finalidade.

Tenha um diferencial que conquiste o seu cliente

nubank

A concorrência é grande e hoje são poucas as empresas que contam com um produto ou serviço realmente “novo”. Entretanto, não é preciso lançar uma novidade para conseguir destaque no mercado e fazer a sua empresa crescer mais.

O que faz com que a pessoa prefira uma marca em detrimento de outra é o diferencial que ela oferece. Ele pode estar relacionado a um atendimento exclusivo, um produto com especificações diferentes, serviços segmentados para uma determinada classe social, entre outros aspectos.

Quer um bom exemplo de diferenciação?

O mercado das operadoras de cartão de crédito sempre foi extremamente concorrido, mas marcado pelas altas taxas, juros e anuidades. Foi aí que a Nubank, uma startup de finanças e tecnologia, ingressou no jogo oferecendo um cartão sem anuidade, nem taxas. O resultado? Filas de espera para solicitação do famoso cartão roxo.

Organize os processos para a empresa crescer mais

Sua empresa precisa ter processos bem definidos para poder cumprir prazos, atender bem os clientes e crescer mês a mês. Já observou que sempre que você vai a lojas como O Boticário ou Cacau Show é atendido de uma mesma maneira? A mágica por traz disso está nos processos.

E você deve pensar o tempo todo sobre como torná-los mais produtivos sem elevar os custos. É ideal, também, saber identificar onde estão os erros e fazer ajustes para que eles não voltem a ocorrer.

Tais cuidados garantem ao empresário, atingir a qualidade desejada e se tornar mais competitivo no mercado. É preciso que os processos sejam descritos de acordo com os procedimentos adotados pela organização e reflitam a realidade, não fazendo apenas um documento obrigatório e sem nenhuma serventia.

O vídeo a seguir pode ajudar e entender melhor este conceito:

Invista nos profissionais da equipe

Os colaboradores são o bem mais precioso da empresa, pois sem eles nada acontece. São eles que fazem com que as finanças fiquem controladas, pensam nos processos, criam um diferencial para o cliente e contribuem de forma positiva para a organização crescer. Por isso, eles devem receber a devida atenção e reconhecimento.

Não basta apenas pagar os salários em dia. É preciso motivá-los, ajudando-os a se transformarem em profissionais cada vez mais produtivos e criativos. Você deve fazer com que eles se desenvolvam, proporcionando ferramentas para isso.

Por exemplo, por meio de treinamentos, principalmente para os líderes que são responsáveis pelas tomadas de decisão.

Quanto mais investir nos colaboradores, maior será a satisfação deles com a empresa. E o retorno disso é visto em forma de maior engajamento e contribuição com a organização.

Fazer a empresa crescer mais requer que você esteja atento a todas as novidades do mundo corporativo e faça uma boa gestão, tanto administrativa, quanto de pessoas. Quando isso ocorrer, você certamente estará colhendo bons frutos.

E você? O que tem feito para a sua empresa crescer mais? Compartilhe com a gente suas iniciativas neste sentido!

By | 2017-09-04T12:58:59+00:00 agosto 20th, 2017|Categories: Coaching, Liderança|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.