Treinamento e desenvolvimento: o segredo das grandes empresas

/, Desenvolvimento Humano/Treinamento e desenvolvimento: o segredo das grandes empresas

Treinamento e desenvolvimento: o segredo das grandes empresas

Competitividade. Eu diria que esta é uma das palavras que melhor descrevem o momento empresarial que vivemos no momento, em um cenário em que a necessidade para alcançar metas, resultados e crescimento sólido nunca foi tão almejada.

Tenho visto muitas empresas dedicando dias e até meses mobilizando profissionais de cargos estratégicos da equipe para a construção do planejamento de metas para o próximo ano, elencando previsões de receita, custos e outros detalhes. Contudo, em muitos casos, este esforço acaba culminando em situações de stress e intensa cobrança, que acabam por comprometer a qualidade do trabalho, a harmonia entre colegas, bem como o próprio resultado da empresa.

Não adianta. Por maiores que sejam as organizações, possuam bens e equipamentos avançados, muito pouco deste planejamento acontecerá se as pessoas que nelas trabalham não receberem o investimento adequado para seu crescimento. Sem treinamento, teremos profissionais brutos, sem o tato e o conhecimento necessário para desenvolver suas atividades à altura do que o mercado espera. Sem desenvolvimento, o lado humano, aquilo que há de mais belo em cada colaborador, ficará ofuscado pela rigidez dos padrões e pelo desespero para alcançar as metas que outrora foram traçadas.

Empresas são feitas de gente. E assim sendo, precisam ter a consciência de que não chegarão tão longe em seus resultados se não souberem integrar os objetivos estratégicos da organização com os anseios, talentos e competências de sua equipe. Parece óbvio, mas não é bem assim que grandes companhias têm atuado no mercado. Recentemente, visitando um site que registra os depoimentos de quem trabalha nas mais diversas empresas do país, o Love Mondays, pude observar como as empresas ainda carecem de soluções que tornem o seu dia-a-dia melhor. Que lhes permitam ter equipes motivadas, abraçando a causa pelo bem de todos.

Great Place to Work

Um relatório da Great Place to Work, que avalia e reconhece as melhores empresas para se trabalhar, aponta os segredos das campeãs que se destacam nacionalmente no que se refere a desenvolver um ambiente de trabalho motivador a seus colaboradores. Dentre eles, as práticas de inspirar, escutar, agradecer, desenvolver, compartilhar e celebrar figuram como pontos cruciais para uma equipe forte e alinhada com a cultura e objetivos organizacionais.

Empresas como estas, cuja cultura reconhecem e valorizam ações de T&D, relatam benefícios como melhora no clima organizacional, aumento da produtividade, diminuição de erros, mais assertividade, eficiência e eficácia e muitos outros ganhos que permitem que o ROI – retorno sobre o investimento, seja recompensador. Dentre as possibilidades que permitem ganhos expressivos no desenvolvimento da equipe, o Coaching Executivo figura como uma solução avançada, amplamente utilizada por companhias de todo o mundo, permitindo a união dos objetivos estratégicos da empresa com os anseios e perspectivas de cada profissional.

Algumas organizações já compreenderam que este é o caminho para chegar mais rápido aos seus objetivos. Outras, contudo, acabarão por sentir na pele a importância de alinhar seu desejo de crescimento com o potencial e talentos de seus colaboradores.

By | 2017-08-17T12:03:50+00:00 outubro 26th, 2014|Categories: Coaching, Desenvolvimento Humano|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.

Leave A Comment