3 maneiras práticas de motivar a equipe da sua empresa

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3 maneiras práticas de motivar a equipe da sua empresa

Se você tem sentido a necessidade constante de motivar a equipe, isto pode ser um sinal de que algo precise de atenção. Falo isso porque uma equipe que dá sinais de baixo desempenho precisa de uma revisão rápida de seus processos.

No mercado, é comum empresas realizarem eventos de motivação e confraternização ao final de cada ano, e isso ajuda a dar um gás no time. Mas apenas esta estratégia não é capaz de garantir 12 meses de alta performance.

Separei algumas maneiras práticas para motivar e aumentar o engajamento de sua equipe. Confira:

1. Alinhe as expectativas (as suas e as deles)

Esta é básica, mas muitas empresas pecam neste sentido. A dica aqui é: seu colaborador precisa saber o que sua empresa espera dele, assim como sua empresa precisa saber o que ele espera dela.

O ditado que diz que “o que é combinado não sai caro” faz total sentido aqui.

Já vi diversas situações de gestores se queixando de funcionários de sua equipe. Porém, quando pergunto se ele já falou sobre isso com a pessoa em questão, tenho um sonoro “ainda não”.

Vamos alinhar isto? Assim que contratar um novo colaborador, mostre a ele o organograma da empresa, as políticas e, principalmente, a descrição do cargo que ele ocupará. Estes documentos possuem tudo que ele precisa saber sobre o que sua empresa espera do seu trabalho.

Se você tem dúvidas de como fazer uma descrição de cargos, veja o vídeo a seguir:

 

Da mesma forma, pergunte a ele quais são as expectativas que possui para com a sua empresa. Se ele deseja fazer carreira, ocupar uma gerência, apoiar na abertura de uma filial em outra cidade, enfim. Aproveite este momento rico de troca de expectativas.

2. Adote planos de bonificação claros e motivadores

Se sua equipe ainda não possui metas para suas vendas e atividades, isto pode estar corroendo a produtividade da empresa.

Recentemente uma empresária comentava comigo que sua equipe estava desmotivada e vendendo muito abaixo do que ela gostaria. Perguntei: “você já definiu metas e bonificações?” – “Não”, disse ela. Neste momento ficou claro o motivo da baixa nas vendas.

E como calcular uma meta para a equipe?

Você pode analisar qual o faturamento que a sua empresa obteve no último ano, ou mês, e projetar um crescimento percentual para o próximo período, por exemplo.

Após encontrar quanto em faturamento deve ser este crescimento, divida o valor pelo número de membros da sua equipe, alinhando com cada um a nova meta. É importante acompanhar várias vezes ao mês como está o desempenho de cada um, oferecendo sempre um feedback no final.

E claro, encontre bonificações que são de desejo da sua equipe.

Definir cestas básicas, por exemplo, só porque você acha bacana não é uma boa estratégia. Veja que prêmios seus colaboradores vibrariam se ganhassem, como bônus em dinheiro, produtos, dias de folga, viagens, experiências etc.

Grandes empresas, como O Boticário, possuem foco nos resultados e acompanham diversas vezes ao dia o andamento das metas e projeções.

3. Fale, reconheça e se relacione

Metas para motivar a equipe

Definir as metas e bonificações não é tudo para ter um time motivado.

Lembre-se que sua empresa é feita de pessoas e que, assim como eu e você, elas possuem sentimentos, desejos, medos, anseios, aspirações, ideias e toda dinâmica de um ser humano.

Certa vez quando eu realizava um treinamento em uma grande empresa com centenas de funcionários, ao perguntar qual era a maior insatisfação que eles gostariam de resolver, obtive o seguinte feedback: “nossos diretores mal sabem nossos nomes. Gostaríamos de mais atenção da parte deles”.

Eu disse no título que este é um artigo prático. Pois bem. Baseando nesta e em diversas experiências, passe a se relacionar mais com sua equipe. Adote reuniões frequentes, compartilhe ideias, planos e momentos.

Mostrar para o time o planejamento estratégico da organização, certamente dará mais segurança e confiança para que eles continuem firmes e engajados no alcance dos resultados.

Entenda a sua empresa como uma família (afinal, certamente você passa mais tempo nela do que em casa), e aproveite para conhecer cada um de seus colaboradores, entendendo seus sonhos, objetivos e desejos.

4. Capacite a equipe (dica bônus)

Se depois destas dicas você ainda perceber que algum colaborador não está tendo um bom desempenho, experimente capacitá-lo.

Quando as pessoas não sabem realizar completamente uma tarefa, por mais que elas queiram, não farão com a qualidade que você espera. Ao identificar onde a equipe não está performando bem, busque imediatamente uma capacitação na área para sanar possíveis dificuldades.

E se por ventura você desejar economizar nas ações de capacitação ou quiser utilizá-las como componente do desenvolvimento individual, utilize soluções gratuitas EAD disponíveis na internet, como os portais SEBRAE EAD e Endeavor, que possuem cursos gratuitos e de excelente qualidade.

Conclusão…

Por mais que se realize investimentos em estrutura, tecnologias, produtos e maquinários, as pessoas são o centro da atenção de empresas de alta performance.

Por mais que a sua organização cresça, não tire os olhos deste importante pilar. Afinal, computadores, máquinas e prédios não podem lhe oferecer ideias e um relacionamento transformador com seu cliente, por mais que você queira.

Como as empresas ainda estão descobrindo como realizar uma boa gestão de pessoas, quanto mais rápido você adotar estratégias de valorização da equipe, maiores resultados terá.

Uma dica que gosto de dar é: aumente o custo do abandono. Ou seja, quanto mais valor você gerar para seu time, menos algum membro da equipe irá pensar em um dia abandonar a sua empresa.

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Se gostou deste tema, leia também o artigo 5 passos decisivos para aprimorar a sua gestão de equipe.

Vá mais fundo

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By | 2017-12-28T12:14:07+00:00 dezembro 28th, 2017|Categories: Liderança|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.