Na última quinta-feira, dia 17, Rodrigo Leão Brasileiro publicou mais um vídeo no canal do Youtube sobre o Modelo da Mente, abordando o seu funcionamento e impactos no dia a dia.

Mas afinal, você sabe como a mente funciona?

Para clarificar mais este exemplo, podemos dividir a mente em três importantes camadas: o consciente, o subconsciente e o inconsciente.

A camada Consciente

O consciente é a parte da mente que está sempre ativa e focada no presente.

É a parte da mente que pensa, sente e percebe o mundo à nossa volta. O consciente é responsável pelas nossas ações e decisões. É a nossa mente consciente que nos permite ter um senso de self ou de “eu”.

Nesta dimensão, estão as memórias de curto prazo, lembranças do que é percebido no mundo exterior, assim como atitudes intencionais.

No desenvolvimento da psicanálise, Freud se interessou pouco pelo consciente, se dedicando mais a investigar o funcionamento do inconsciente.

O Subconsciente

O subconsciente representa cerca de 95% de toda nossa mente. 

É nele que estão gravadas todas as emoções, memórias e experiências vividas em nossa vida.

Toda essa informação é capaz de influenciar diretamente nos comportamentos e decisões do dia a dia, sendo que muitas sequer são “pensadas”de maneira proativa, apenas executadas no piloto automático.

Nesta camada subconsciente, é possível realizar a reprogramação de conflitos e por ventura estejam causando sofrimento a uma pessoa.

Este ajuste, além de ser feito em terapias, como a própria psicanálise, é realizado de maneira muito efetiva utilizando da hipnoterapia.

Cerca de 90% dos problemas que são levados ao consultório, são resolvidos em uma única sessão de hipnose, justamente pela facilidade que a técnica possui de acessar o subconsciente.

Uma pessoa que na infância foi bloqueada ou recebeu estímulos para que ficasse calada em determinados momentos pode, na vida adulta, ser tímida e perder grandes oportunidades na área profissional e de relacionamentos.

A camada inconsciente

Esta é a área mais profunda da mente e concentra os mecanismos vitais para a manutenção da vida humana.

É na camada inconsciente que os controles do sistema nervoso autônomo, batimentos cardíacos, respiração, sistema imunológico e até mesmo o funcionamento do processo digestivo são decididos.

Esta dimensão não pode ser modificada e serve muito de apoio para a área médica identificar padrões relacionados à saúde do indivíduo.

Quais as vantagens de conhecer a mente tão à fundo?

Quando você conhece como a mente funciona, deixa de ser recém dela mesma.

Ser capaz de reconhecer um processo de auto sabotagem pode economizar muito tempo de vida e sofrimento.

Esse conhecimento também permite o desenvolvimento da Inteligência Emocional para resolver conflitos consigo e com os outros.

O aumento da clareza sobre o que se passa ao redor e, principalmente, sobre o que se quer para o futuro também são ganhos que o conhecimento sobre a mente humana permite.

Certa vez, uma profissional que atendi comentou ao final de uma sessão de hipnoterapia que se ela soubesse desta solução antes, teria evitado passar tantos anos de sua vida presa em seus bloqueios mentais.

Conclusão

Se você possui questões que têm te incomodado e você desconhece a razão, pode ser importante dedicar um tempo para investigar como a sua mente pode estar afetando a sua saúde.

E de todo modo, se não possui nenhuma queixa, invista todo tempo que puder no autoconhecimento. Ele é a chave para a obtenção de grandes êxitos em nosso mundo competitivo.