Gestão de Negócios – O que é e porque implementar em sua empresa

//Gestão de Negócios – O que é e porque implementar em sua empresa

Gestão de Negócios – O que é e porque implementar em sua empresa

É natural que empresas de diferentes portes enfrentem desafios em seus inícios, e para se estabelecer no mercado. É correto afirmar que isso acontece pela ausência da gestão de negócios. E como podemos entendê-la?

Gestão de negócios é a forma assertiva de conduzir os processos internos e externos de uma empresa. Ela está pautada nas decisões administrativas e comerciais que vão determinar o andamento do trabalho de qualquer empreendedor. Podemos dizer que é uma metodologia empresarial que orientará a forma de trabalhar e as expectativas para o futuro da empresa.

Qual importância da Gestão de Negócios em sua empresa?

A contribuição mais significativa da gestão de negócios para qualquer empresa é a de evitar surpresas. Gerenciar suas atividades internas e estudar a fundo o mercado, mostrará sempre o passo que deve ser dado a seguir. Empresários que não compreendem, ou deixam de lado as tendências de mercado, por exemplo, estão sujeitos a serem engolidos pela concorrência.

A gestão de negócios compreende várias facetas da empresa: desde o pedido do orçamento de um cliente até a controle financeiro. Todo esse caminho pode conter falhas que não são observadas, tão pouco entendidas, que comprometem o resultado final, seja da venda ou da prestação de serviços.

Sendo assim, logo nos primeiros passos de sua empresa, pense no conhecido Plano de Negócios, o primeiro instrumento em que o empreendedor lançará suas expectativas e o futuro de suas ações e investimentos. Ele é o maior símbolo da importância da gestão de negócios, por isto é imprescindível elaborá-lo.

Da mesma forma, revisar seu planejamento inicial é uma etapa importante para empresas que já estão atuando, mas que precisam melhorar seus resultados e indicadores.

E quais pontos devem constar numa boa gestão de negócios?

Após a elaboração do plano de negócios, considere as seguintes fases na sua futura ou atual gestão:

1 – Controle financeiro – Não existe empresa competitiva sem um controle financeiro eficiente. Monitorar de forma ágil suas finanças te dará respostas necessárias para saber como anda o desenvolvimento do negócio. Fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária, etc., são palavras que não podem ser esquecidas para uma boa gestão de negócios.

Não há nada mais perigoso para um negócio do que a falta de organização financeira. Imagine deixar de cobrar faturas ou cobrar em duplicidade? Irá causar um transtorno desnecessário aos seus clientes.

2 – Harmonia entre os setores – A gestão de negócios vai em cima da harmonia entre os setores. É um dos principais trabalhos a serem executados. O vendedor deve trabalhar alinhado ao estoquista e vice-versa. E o resultado dessa interação deve ser acompanhado pelo financeiro e assim sucessivamente. É comum empresas adotarem programas online como o ERP. São softwares de custo-benefício excelente que fazem essa integração entre setores de forma prática, sendo bem recebido por toda a equipe.

3 – Envolvimento dos funcionários – Uma gestão de negócios para fluir dependerá do envolvimento de toda equipe. São os funcionários que estão em contato direto com fornecedores e clientes. Eles conhecem toda rotina da empresa, então é necessário criar um pacto para que ajudem nas possíveis mudanças que precisem realizar.

Sempre que necessário, promova treinamentos e estimule capacitações. Um bom gestor sabe que o profissional qualificado renderá muito mais e conseguirá somar mais atributos aos objetivos da empresa. Todos saem ganhando.

4 – Investimentos em tecnologia – Os esforços de uma boa administração só servirão se a empresa estiver visível ao mercado. Para competir a empresa deverá fazer investimentos, desde programas de gestão empresarial, como citamos acima, até estratégias de marketing digital. Esse último proporciona ao negócio instrumentos para ganhar espaço na tão almejada e concorrida internet. Afinal de contas, uma boa parte das relações comerciais estão acontecendo no mundo digital.

Empregue uma gestão de negócios em sua empresa

O mundo empresarial de hoje é dinâmico demais para deixar de lado os ideais da gestão de negócios. Administrar visando resultados expressivos é fundamental e aplicar todos os métodos para isto vale todos os esforços.

Portanto, se sua empresa tem um plano de negócios, chegou a hora de revisá-lo. Ou se pensa em começar um negócio, considere todos os pontos necessários de planejamento que irá criar. Não deixe de fora pontos que destacamos, tais como: treinamento de funcionários, implantação de softwares de gestão, controle financeiro e estratégias de marketing alinhadas ao seu objetivo de vendas.

Continue no Blog

Além de gerir bem o negócio, ter uma liderança sólida com a equipe é fundamental. Leia mais neste artigo sobre a diferença entre chefe e líder.

Quer ir mais fundo?

Se você quer desenvolver uma liderança inspiradora e alavancar os resultados da sua empresa, se aplique para nosso programa exclusivo de desenvolvimento de líderes. As vagas são limitadas e você pode se inscrever para a entrevista de aplicação aqui.

By | 2018-04-04T12:15:52+00:00 Abril 4th, 2018|Categories: Liderança|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.