Se você está em busca de uma hospedagem de site, é sinal de que pensa em criar ou se preocupa em oferecer uma boa usabilidade aos seus visitantes.

Fato é que esta é uma preocupação genuína e deve ser considerada nos primeiros estágios de criação do site da sua empresa.

Na internet é possível encontrar provedores de hospedagem de sites dos mais variados preços, inclusive alguns com hospedagem gratuita. Mas, se você deseja qualidade e estabilidade em um projeto que você investiu tempo e dinheiro, uma opção inteligente é escolher uma solução com bom custo-benefício.

Neste artigo listamos pontos importantes que você deve considerar para não cair em ciladas na escolha do seu provedor de hospedagem de site.

Tempo no mercado

A possibilidade de criar um serviço de hospedagem de site pode ser simples por meio de serviços de revenda e isso permite que empresas surjam rapidamente e com pouca estrutura de atendimento.

Se você deseja ter um serviço robusto e que ofereça o suporte que o seu projeto precisa, analise qual o tempo de mercado que este provedor possui.

Você pode verificar isso por meio de pesquisas na internet, na página “sobre” do provedor em questão ou até mesmo fazendo uma consulta pelo CNPJ da empresa.

Pode também se sentir mais seguro analisando sites como o Reclame Aqui para compreender a satisfação dos atuais clientes da empresa que estiver analisando.

Soluções oferecidas

Ao desenvolver um site, sua empresa terá que escolher qual a tecnologia necessária para que ele funcione corretamente. Se ele vai ser programado em PHP, Java dentre outras linguagens de programação.

Em cada provedor que acessar, você verá uma área com as soluções oferecidas, contudo é importante analisar a tecnologia e principalmente as possibilidades de expansão da sua hospedagem para que o seu serviço possa funcionar e crescer adequadamente.

Uma solução que tem crescido bastante e oferecido rapidez no carregamento de sites são os HD`s SSD. Eles são diferentes de HD`s com a conhecida agulha magnética e isso permite que o seu site seja acessado mais rapidamente pelo seu cliente.

Essa velocidade de carregamento é tão importante que a própria Amazon revelou que cada segundo adicional de carregamento de um site pode afetar drasticamente o volume de vendas e a experiência do cliente.

Suporte técnico

Não basta ter uma tecnologia atraente, ter muito tempo de mercado e não oferecer um suporte adequado aos clientes.

Diversos problemas podem surgir na migração, instalação e até mesmo no funcionamento do seu site na internet.

Você pode ter uma situação complexa durante a madrugada, por exemplo, e isso comprometer a segurança dos seus dados e até mesmo as vendas da sua empresa.

Verifique se seu provedor possui chat de atendimento, fóruns com uma comunidade participativa e artigos técnicos que possam te apoiar em um momento de dificuldade.

Custo benefício

O valor sempre tem um peso na hora de escolher um provedor de hospedagem de site mas não deve ser o principal critério.

Lembre-se que você estará entregando as informações da sua empresa e isso deve estar muito bem protegido, além de ter um bom funcionamento.

Evite provedores com preço muito baixo mas também fique atento às soluções que tem um valor muito alto e isso não esteja de acordo com a sua necessidade, porque neste caso você irá perder dinheiro.

Uma inovação que chegou no mercado e que tem conquistado a atenção de empresas e profissionais de criação de sites é a Umbler, um provedor que permite expandir rapidamente sua hospedagem e com um bom custo benefício.

Proposta de valor

Nós falamos a pouco sobre a Umbler e podemos também utilizar este exemplo para falar sobre proposta de valor.

Um dos pontos que mais chama atenção no provedor é seu foco na experiência do usuário.

Ao acessar a página inicial você já percebe como a empresa se preocupa em apoiar o crescimento das empresas que se hospedam com ela.

Ao falar proposta de valor podemos ver uma preocupação muito maior do que apenas hospedar arquivos de sites em um servidor e isso deve ser considerado por você ao escolher a empresa que hospedará o seu site na internet.

Clareza na oferta

Ao pesquisar por provedores de hospedagem, você irá encontrar ofertas que oferecem o registro do domínio por um preço muito baixo e algumas até mesmo com este item gratuito.

O pulo do gato está em você analisar o que está escrito nas letras “miúdas” de cada promoção, uma vez que alguns provedores cobram um valor muito alto na renovação do domínio ou podem segurar a sua empresa em contratos de fidelidade, impedindo que você saia no futuro, caso encontre alguma dificuldade na utilização do serviço.

Conclusão

Escolher um provedor de hospedagem não é uma tarefa difícil, mas também exige cuidado.

Se você analisar os pontos que indicamos acima terá uma maior chance de acerto nessa etapa e irá garantir tranquilidade e possibilidades de crescimento e economia na escolha desta importante solução para crescimento do seu negócio.

Caso queira saber mais sobre o provedor que falamos neste artigo, clique aqui.