Headhunter é o termo em inglês que designa, ao pé da letra, a atuação de um “caçador de cabeças”. Isso mesmo. Este é o profissional que atua no mercado de Recursos Humanos, dedicado a identificar os melhores talentos para as empresas.

Mas afinal, como atua e de que forma seu trabalho é desenvolvido?

Um Headhunter vive uma corrida contra o tempo em seu cotidiano, com o desafio de assegurar a máxima garantia e qualidade na entrega de bons profissionais para as empresas que o contratam.

Primordialmente, é fundamental para este especialista conhecer detalhes importantes sobre a empresa que deseja contratar um novo talento. Em geral, é importante para o Headhunter conhecer detalhes sobre:

  • o planejamento estratégico da empresa;
  • objetivos do cargo e como este contribui para o alcance do planejamento estratégico;
  • qual é a cultura da empresa;
  • detalhes sobre o perfil do cargo;
  • desafios e entregas que o futuro profissional terá de entregar;
  • características e habilidades que a empresa valoriza em seus colaboradores;
  • remuneração proposta;
  • vantagens e benefícios oferecidos na vaga;
  • estrutura hierárquica em que o novo talento será inserido.

De posse destas informações, chega o momento de se lançar ao mercado em uma verdadeira caça ao melhor profissional para a vaga, etapa que certamente envolverá telefonemas, divulgação da vaga em veículos diversos, reuniões, visitas, aplicações de testes com candidatos, busca de referências e, principalmente, compreender os anseios, perfil e expectativas profissionais do futuro colaborador.

Porque as empresas buscam um Headhunter?

Pode não parecer mas, mesmo que os indicadores de contratação caiam, as empresas continuam a sentir dificuldade em encontrar profissionais de destaque para suas posições. Na verdade, na ânsia de contratar logo, as organizações acabam tendo prejuízos de tempo e dinheiro ao admitir profissionais apenas pela indicação de um amigo ou parente, por exemplo. Sem falar no comprometimento das relações de amizade ou familiares, que nestes casos fica mais evidente.

Ao contratar um Headhunter, uma empresa atribui a ele toda a missão de recrutar, identificar e indicar os melhores talentos do mercado, obtendo ganhos de tempo, recursos financeiros, além da tranquilidade de saber que esta contratação terá menos chances de erro, não incorrendo, por exemplo, em curtos anuais que uma contratação incorreta pode expor, como tratamos neste artigo do Portal Terra.

Recrutamento Simples X Headhunter

O sistema de gestão de pessoas recomenda a realização de um processo de Recrutamento e Seleção antes da contratação de um novo profissional.

Contudo, há uma diferença entre recrutar e contar com o apoio de um Headhunter. O Recrutamento simples, por exemplo, envolve a divulgação de vagas no mercado, que podem receber inscrições ou currículos de candidatos que possuem interesse na oportunidade. Digamos que é uma forma mais passiva de conhecer os profissionais disponíveis naquele momento.

Já o trabalho realizado por um Headhunter vai além, não apenas divulgando posições de trabalho em aberto como também indo em busca dos melhores profissionais para a vaga, que muitas vezes já estão empregados. Esta dinâmica exige do especialista uma dose adicional de conhecimento de mercado e atributos comportamentais que permitirão conhecer, entender e conquistar o candidato à vaga em aberto.

O que irá determinar entre a realização de um recrutamento simples e a contratação de um Headhunter será o nível e especificidade da vaga. Quanto mais estratégico for o perfil do cargo, torna-se ainda mais indicado a busca de um profissional para conduzir a identificação dos talentos.

Que atributos buscar em um Headhunter?

Contratar um Headhunter para conduzir a seleção de profissionais em sua empresa é uma tarefa que exige cuidados, visto que nesta relação serão trocadas informações confidenciais e estratégicas sobre o negócio e os desafios do cargo.

Alguns aspectos podem ser avaliados antes da escolha do profissional, como:

  • tempo de experiência;
  • perfil de empresas atendidas;
  • resultados entregues;
  • rede de contatos;
  • ferramentas de análise de candidatos;
  • capacidade de atendimento;
  • confiança, postura e confidencialidade.

Neste mix de competências estão reunidas as qualidades que, juntas, compõem o perfil de um Headhunter capaz de entregar bons resultados em um processo de Recrutamento e Seleção.

Quanto custa contratar um Headhunter?

Um processo de identificação de talentos conduzido por um Headhunter costuma levar um certo tempo. Desde a abertura da vaga até o encaminhamento dos melhores candidatos, todo o processo fica a cargo do especialista contratado.

No mercado existem diversos profissionais e empresas que realizam este serviço e em geral costuma-se praticar valores percentuais, como 50, 70 ou até 100% do salário do cargo em questão. Quanto maior o nível estratégico e hierárquico da posição em aberto, maiores serão os esforços do Headhunter para encontrar o profissional ideal, ocasião em que realizará um mapeamento dos profissionais já colocados, acionamento das redes de contato, condução das entrevistas e filtragem dos melhores talentos.

Preciso contratar um profissional para minha empresa. Por onde começar?

Selecionar pessoas é uma arte. Como um comandante de avião, o profissional de RH tem o desafio de posicionar a pessoa certa no lugar certo. Os ganhos que esta atitude pode trazer vão desde a ativação e manutenção de um excelente clima organizacional até a presença de profissionais focados e comprometidos com resultados equipe da empresa.

Se você dispõe de uma vaga em aberto em sua organização e deseja contratar o talento ideal, pode consultar sobre os serviços de Recrutamento e Headhunter da Leão Brasileiro, bem como falar com nosso time de atendimento na página de contato.

E para saber mais sobre como funciona um processo de Recrutamento e Seleção, em detalhes, indicamos este post de nosso blog com mais informações a respeito.