Produtividade nas empresas: O Sucesso passa por aqui

//Produtividade nas empresas: O Sucesso passa por aqui

Produtividade nas empresas: O Sucesso passa por aqui

Uma empresa pouco eficiente em usufruir de sua capacidade de produção certamente terá dificuldades para sobreviver no mercado. Isto porque uma capacidade ociosa representa, literalmente, dinheiro sobre a mesa e perca de competitividade

Por conta disso, é preciso ficar bem atento à produtividade nas empresas, buscando fazer com que ela seja sempre maior.

Nem sempre é possível conseguir esse resultado. Pelo contrário. Os profissionais, em alguns casos, podem produzir menos que no passado e menos do que poderiam.

Pelo menos é o que indica a pesquisa realizada pela Workfront e publicada na revista Exame. Em 2015, os entrevistados disseram que produziam em 46% do tempo de trabalho, mas em 2016 esse percentual baixou para 39%.

Outra pesquisa, realizada pela CareerBuilder e publicada no G1, apontou quais são as causas da baixa produtividade nas empresas.

Sabia que o uso dos celulares é apontado como o principal problema no desempenho dos colaboradores? Veja quais são os principais fatores que estão influenciando nesse aspecto:

  1. Celulares e mensagem de texto: 55%
  2. Internet: 41%
  3. Fofoca: 39%
  4. Mídias sociais: 37%
  5. Colegas de trabalho que passam para conversar: 27%
  6. Pausas para fumar: 27%
  7. E-mails: 26%
  8. Reuniões: 24%
  9. Colegas de trabalho barulhentos: 20%
  10. Sentar em um cubículo: 9%

Todos esses itens impactam de maneira negativa na produtividade no trabalho.

Como resultado, tem-se colaboradores menos engajados, baixa qualidade, perda de prazos e perdas financeiras, entre outros.

Mas, quando o contrário ocorre, é possível colher frutos positivos.

Portanto, podemos dizer que o sucesso de uma empresa pode estar relacionado, em grande parte, à sua produtividade.

Atendendo os clientes no prazo e tendo colaboradores motivados e empenhados, o trabalho passa a ser o que o mercado precisa, além de se tornar mais agradável.

Como garantir uma boa produtividade nas empresas

Sabendo que a produtividade nas empresas é a chave do sucesso, é preciso garantir meios para que ela ocorra.

Pouco vale investir em maquinários modernos, oferecer uma série de benefícios ou exigir horas extras se as pessoas estão estressadas e não geram resultados.

Utilizar alguns recursos e adotar determinadas estratégias pode gerar o ponto de equilíbrio para alcançar a produtividade no trabalho. Veja quais são eles.

Utilize a meritocracia

As pessoas precisam se sentir reconhecidas para terem motivação e entregar resultados de acordo com o seu máximo potencial. Para isso, é preciso tratar todos de igual maneira, sem privilegiar um ou outro colaborador.

Reconhecer o esforço que cada um faz e manifestar isso de alguma forma é essencial.

Reconheça quem trabalha bem.  Não precisa ser um bem físico. Pode ser um elogio, por exemplo.

Quanto mais transparente se é sobre os indicadores utilizados na avaliação de desempenho das atividades, mais fácil se torna o exercício meritocracia.

Incentive as ideias criativas

A baixa produtividade nas empresas, muitas vezes, pode estar associada a processos obsoletos ou a tarefas repetitivas.

Portanto, a inovação e a criatividade sempre devem ser estimuladas. Com novas ideias, é possível aprimorar os processos, garantindo que gerem um melhor resultado e tornando a empresa mais competitiva.

Trabalhar a criatividade e a inovação permite que as pessoas se sintam mais motivadas, busquem novas soluções para os problemas e se tornem emocionalmente mais envolvidas e comprometidas com o seu trabalho.

Garanta um clima organizacional agradável

O estresse pode comprometer negativamente a produtividade no trabalho.

Portanto, é preciso garantir que o ambiente no qual o colaborador passa boa parte do seu tempo seja agradável.

É necessário que haja empatia, principalmente entre os gestores. Eles devem entender o que os colaboradores estão passando, se colocar no lugar deles e tratá-los com respeito.

O ambiente deve ser acolhedor, permitindo que as pessoas se sintam bem, usem a sua criatividade e também tenham momentos e espaços apropriados para descanso, troca de experiências e aprendizado contínuo.

Sempre trabalhe com qualidade

Prezar pela qualidade vai garantir que se estruture melhor os processos da empresa, evitando o desperdício, garantindo uma alta produtividade no trabalho e preservando a saúde e integridade dos colaboradores.

A qualidade, além de garantir melhores produtos e serviços, visa aproveitar melhor o tempo e os processos. Com ela as empresas ganham espaço no mercado e são mais bem-aceitas pelos clientes.

O sucesso não depende apenas da produtividade nas empresas. Ele está relacionado a outros fatores para que se obtenha esse resultado. Dentre eles, podemos citar funcionários engajados que contribuem com boas ideias e o efetivo uso da meritocracia para estimula todos a darem o sue melhor.

Gostou deste artigo? Então você vai gostar também de saber como desenvolver e motivar e sua equipe!

By | 2017-11-05T08:46:13+00:00 outubro 19th, 2017|Categories: Geral|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.

Leave A Comment