Uma empresa pouco eficiente em usufruir de sua capacidade de produção certamente terá dificuldades para sobreviver no mercado. Isto porque uma capacidade ociosa representa, literalmente, dinheiro sobre a mesa e perca de competitividade

Por conta disso, é preciso ficar bem atento à produtividade nas empresas, buscando fazer com que ela seja sempre maior.

Nem sempre é possível conseguir esse resultado. Pelo contrário. Os profissionais, em alguns casos, podem produzir menos que no passado e menos do que poderiam.

Pelo menos é o que indica a pesquisa realizada pela Workfront e publicada na revista Exame. Em 2015, os entrevistados disseram que produziam em 46% do tempo de trabalho, mas em 2016 esse percentual baixou para 39%.

Outra pesquisa, realizada pela CareerBuilder e publicada no G1, apontou quais são as causas da baixa produtividade nas empresas.

Sabia que o uso dos celulares é apontado como o principal problema no desempenho dos colaboradores? Veja quais são os principais fatores que estão influenciando nesse aspecto:

  1. Celulares e mensagem de texto: 55%
  2. Internet: 41%
  3. Fofoca: 39%
  4. Mídias sociais: 37%
  5. Colegas de trabalho que passam para conversar: 27%
  6. Pausas para fumar: 27%
  7. E-mails: 26%
  8. Reuniões: 24%
  9. Colegas de trabalho barulhentos: 20%
  10. Sentar em um cubículo: 9%

Todos esses itens impactam de maneira negativa na produtividade no trabalho.

Como resultado, tem-se colaboradores menos engajados, baixa qualidade, perda de prazos e perdas financeiras, entre outros.

Mas, quando o contrário ocorre, é possível colher frutos positivos.

Portanto, podemos dizer que o sucesso de uma empresa pode estar relacionado, em grande parte, à sua produtividade.

Atendendo os clientes no prazo e tendo colaboradores motivados e empenhados, o trabalho passa a ser o que o mercado precisa, além de se tornar mais agradável.

Como garantir uma boa produtividade nas empresas

Sabendo que a produtividade nas empresas é a chave do sucesso, é preciso garantir meios para que ela ocorra.

Pouco vale investir em maquinários modernos, oferecer uma série de benefícios ou exigir horas extras se as pessoas estão estressadas e não geram resultados.

Utilizar alguns recursos e adotar determinadas estratégias pode gerar o ponto de equilíbrio para alcançar a produtividade no trabalho. Veja quais são eles.

Utilize a meritocracia

As pessoas precisam se sentir reconhecidas para terem motivação e entregar resultados de acordo com o seu máximo potencial. Para isso, é preciso tratar todos de igual maneira, sem privilegiar um ou outro colaborador.

Reconhecer o esforço que cada um faz e manifestar isso de alguma forma é essencial.

Reconheça quem trabalha bem.  Não precisa ser um bem físico. Pode ser um elogio, por exemplo.

Quanto mais transparente se é sobre os indicadores utilizados na avaliação de desempenho das atividades, mais fácil se torna o exercício meritocracia.

Incentive as ideias criativas

A baixa produtividade nas empresas, muitas vezes, pode estar associada a processos obsoletos ou a tarefas repetitivas.

Portanto, a inovação e a criatividade sempre devem ser estimuladas. Com novas ideias, é possível aprimorar os processos, garantindo que gerem um melhor resultado e tornando a empresa mais competitiva.

Trabalhar a criatividade e a inovação permite que as pessoas se sintam mais motivadas, busquem novas soluções para os problemas e se tornem emocionalmente mais envolvidas e comprometidas com o seu trabalho.

Garanta um clima organizacional agradável

O estresse pode comprometer negativamente a produtividade no trabalho.

Portanto, é preciso garantir que o ambiente no qual o colaborador passa boa parte do seu tempo seja agradável.

É necessário que haja empatia, principalmente entre os gestores. Eles devem entender o que os colaboradores estão passando, se colocar no lugar deles e tratá-los com respeito.

O ambiente deve ser acolhedor, permitindo que as pessoas se sintam bem, usem a sua criatividade e também tenham momentos e espaços apropriados para descanso, troca de experiências e aprendizado contínuo.

Sempre trabalhe com qualidade

Prezar pela qualidade vai garantir que se estruture melhor os processos da empresa, evitando o desperdício, garantindo uma alta produtividade no trabalho e preservando a saúde e integridade dos colaboradores.

A qualidade, além de garantir melhores produtos e serviços, visa aproveitar melhor o tempo e os processos. Com ela as empresas ganham espaço no mercado e são mais bem-aceitas pelos clientes.

O sucesso não depende apenas da produtividade nas empresas. Ele está relacionado a outros fatores para que se obtenha esse resultado. Dentre eles, podemos citar funcionários engajados que contribuem com boas ideias e o efetivo uso da meritocracia para estimula todos a darem o sue melhor.

Gostou deste artigo? Então você vai gostar também de saber como desenvolver e motivar e sua equipe!