O que um ERP pode fazer pela sua empresa?

//O que um ERP pode fazer pela sua empresa?

O que um ERP pode fazer pela sua empresa?

Controle e organização: estas são as respostas mais precisas. Porém, um sistema ERP pode oferecer muito mais quando adotado de maneira plena em sua empresa. Vamos conhecer outras vantagens?

É importante antes de tudo assimilar a definição de ERP, que traduzido significa Sistema de Recursos Empresariais. Trata-se de um software que une tópicos voltados a tornar a administração de uma empresa mais assertiva.

Um sistema ERP online integra todos os processos que fazem uma empresa desenvolver seus trabalhos, desde a venda ou execução de serviços até a cobrança da fatura. Cria uma forma de gerir e ligar os principais setores de uma organização, independente do porte.

O fato de seu funcionamento ser online é um atrativo. A empresa que escolhe adotá-lo não precisará ter a estrutura de um servidor em suas instalações. O acesso ao ERP é todo pela internet, sendo necessário apenas uma boa disposição de dados para navegação.

ERP: adequação a um mundo corporativo automatizado

Pequenas e médias empresas que buscam se enquadrar nesse futuro já tão próximo que é a automação terão no ERP cloud um grande aliado. Ele dará a oportunidade para traçar novas estratégias na forma de trabalhar e no oferecimento dos seus produtos aos clientes.

Acompanhar esse dinamismo e novo cenário do mundo empresarial é uma das melhores contribuições do ERP. Alinhar sua marca a esse perfil ágil é, sem dúvida, uma necessidade suprida por esse sistema de gestão.

O mercado não admitirá empresas que ignorem esses avanços tecnológicos. E não se engane: abdicar da tecnologia traz prejuízos consideráveis. Por exemplo, não se controla mais um livro-caixa manualmente, e planilhas de Excel não são suficientes para tal. Hoje é necessário integrar venda, emissão de nota fiscal, tributação, contas a pagar e contas a receber. Esse controle financeiro é a base do sistema ERP online.

O ERP substituirá seus funcionários?

Não. Mas nesse ponto treinamentos serão necessários. A implantação de um sistema de gestão empresarial é uma mudança na forma da empresa trabalhar e, claro, os funcionários seguirão em outro ritmo.

É sugerido que antes de adotar o ERP, existam conversas, reuniões que indiquem à equipe a necessidade de se renovar. Mostrar a eles que o investimento será positivo para o grupo, que a empresa alcançará uma agilidade maior, o que é revertido na prestação de serviço, e fica mais fácil alcançar novos clientes. Sendo assim, mais receita e probabilidade de todos crescerem.

Aos poucos todos verão que o trabalho fluirá, oferecendo mais tempo para se dedicar a outras atividades, e até mesmo, ir atrás de qualificação profissional.

Como deve estar estruturado o ERP?

Um bom software de gestão empresarial terá uma interface de fácil manuseio e estará montado basicamente pelos seguintes tópicos:

Controle financeiro – uma das principais carências das pequenas e médias empresas, que não conseguem ter a resposta em tempo real sobre suas finanças; com o ERP isso é suprido.

Controle de estoque – setor crucial para redução de custos; com o sistema, o empreendedor terá noção de seus níveis, passando a repor matérias-primas ou produtos de acordo com a real necessidade.

Orçamento e vendas – integrar a venda aos outros setores dá mais agilidade, seja na entrega do produto ou emissão dos documentos fiscais.

Emissão de ordens de serviço – é uma forma de controlar procedimentos internos e criar metas de atendimento ao público, por exemplo.

Controle dos contratos – ter acesso sempre que puder a dados do contrato para conhecer as condições de pagamento de clientes específicos.

Emissão de relatórios gerenciais – aqui o empreendedor poderá definir períodos que deseja verificar como anda sua empresa. Ao fim do dia, ou no termino do mês, terá informações de vendas, do estoque ou financeiras, todas consolidadas em objetivos relatórios.

Poderá ser criado perfis específicos para cada setor, limitar acessos, e isto ficará a critério da cúpula da empresa.

Ganhe mais espaço no mercado com ERP

Implantar um sistema de gestão ERP tornará sua empresa mais preparada para abraçar novos clientes e continuar atendendo com qualidade os atuais. Essa é a maior vantagem de ter controle absoluto de seus processos.

As novas tecnologias do mercado permitem encontrar um investimento de excelente custo-benefício na obtenção de um eficiente programa de ERP. Terá retorno em curto prazo, e logo já vislumbrará novas aplicações. Portanto, sem receios, considere implantar um ERP em sua empresa para potencializar os seus negócios.

By |2018-02-26T10:50:55+00:00fevereiro 25th, 2018|Categories: Inovação|0 Comments

About the Author:

A Leão Brasileiro é especialista em desenvolvimento de liderança e aumento de resultados empresariais por meio de treinamentos, palestras, cursos e soluções de Coaching.

Leave A Comment