Marketing de conteúdo: aumente a competitividade da sua empresa

/, Inovação, Marketing/Marketing de conteúdo: aumente a competitividade da sua empresa

Marketing de conteúdo: aumente a competitividade da sua empresa

Se existe uma ferramenta que é essencial para que qualquer negócio seja bem sucedido, essa ferramenta é o marketing de conteúdo. Por meio de um marketing bem realizado, é possível promover a fidelização de clientes, alavancar novos negócios, encontrar os leads (potenciais clientes) para impulsionar vendas, entre outros benefícios.

Graças ao marketing de conteúdo, é possível aumentar de maneira significativa a competitividade de uma empresa, a tornando ainda mais visível diante de clientes e, também, do seu potencial público-alvo.

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

É possível definir que o marketing de conteúdo corresponde a um método que tem por objetivo engajar o cliente em uma empresa graças a divulgação de conteúdos que sejam relevantes para eles.

Os conteúdos relevantes tornam a marca da empresa mais atrativa, provocando, assim, uma maior fidelização do público.

Além disso, em um período em que o marketing tem estado cada vez mais presente na internet, gerar conteúdo relevante na rede acaba por se tornar um diferencial importante, em especial para micro e pequenas empresas que ainda não tenham ingressado nesta seara.

Vale lembrar também que, em tempos de redes sociais, o bom conteúdo gera valor e também tem mais capacidade de ser compartilhado por um número maior de pessoas. Isso tudo é essencial para qualquer empresa que almeja atingir e impactar mais pessoas.

Como funciona o marketing de conteúdo

Esse tipo de marketing, assim como o marketing tradicional, também necessita de um planejamento, bem como é importante compreender noções sobre o atual momento tecnológico, que envolve redes sociais, blogs, entre outras particularidades.

Sendo assim, efetuar uma postagem referente ao produto da empresa no blog ou na página de uma rede social, não é exatamente criar conteúdo. A criação de conteúdo necessita de um planejamento, que envolve noções sobre qual é o público a ser atingido pelo conteúdo, o objetivo, entre outros aspectos.

Além disso, diante das ferramentas virtuais de hoje, existe a vantagem de que é possível mensurar o alcance do conteúdo compartilhado, permitindo dessa maneira que o empresário possa ver quantas pessoas compartilharam, os horários, as reações, enfim.

É possível obter um gerenciamento a respeito, facilitando ainda mais analisar o alcance do marketing. Outra vantagem do marketing de conteúdo é que ele atua por meio da geração de leads. Ou seja, os leads são clientes em potencial, que compartilham o conteúdo para mais clientes.

Esse compartilhamento se torna essencial para que a empresa torne a sua marca ainda mais visível. Ao guiar os leads, o marketing de conteúdo irá ter a possibilidade de ampliar, posteriormente, o potencial de vendas. Sendo assim, uma coisa leva a outra.

Aumentando a competitividade da empresa

O conteúdo é o fator primordial desse tipo de marketing.

É justamente ele que vai aumentar a visibilidade da empresa e impulsionar a geração de leads qualificados para o seu negócio. Porém, ele apenas terá sucesso se for conteúdo relevante.

Para gerar conteúdo de valor, é importante fazer um planejamento, saber qual o público-alvo a ser atingido e quais serão os mecanismos e estratégias para promover a entrega do conteúdo em questão.

Ao adotar uma estratégia como esta, as empresas podem se tornar mais competitivas, como por exemplo:

  • Aumento da percepção e visibilidade da marca;
  • Atraindo potenciais clientes para sua base de relacionamento;
  • Transformando clientes em verdadeiros fãs e defensores da marca;
  • Geração de um sentimento de gratidão e reciprocidade por parte daqueles que consomem o conteúdo;
  • Diminuição das objeções e resistências no ato de fechamento de uma venda;
  • Aumento no número de visitas do site corporativo;
  • Geração de negócios com menos esforço e investimento.

Todas estas vantagens podem ser mensuradas por meio de ferramentas on-line, que podem apontar o interesse dos clientes pelo conteúdo compartilhado.

E a verdadeira mágica por trás desta estratégia está na simples maneira de entregar valor. Não de forma interruptiva, mas no momento exato em que um potencial cliente busca pela solução que sua empresa pode entregar.

By | 2017-09-20T15:05:14+00:00 novembro 8th, 2016|Categories: Branding, Inovação, Marketing|0 Comments

About the Author:

Palestrante, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, analista comportamental e analista de competências pela HR TOOLS, Administrador, especialista em Comunicação e Marketing empresarial, Empreteco, consultor e instrutor do SEBRAE. Atua estimulando o empreendedorismo e com o desenvolvimento de pessoas e empresas por meio de treinamentos e processos de Coaching.

Leave A Comment