O Governo Federal divulgou nesta quarta-feira, 19, o lançamento do programa PEAC Maquininhas,  que permite que microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte acessem empréstimos por meio de maquininhas de cartão de crédito.

O recurso estará disponível durante a pandemia do novo Covid-19 e utilizará como garantia os valores a receber das empresas que realizaram vendas por meio dos dispositivos.

Com carência de 6 meses, as empresas poderão contrair o empréstimo até 31 de Dezembro de 2020 utilizando o recurso como adiantamento de fluxo de caixa. O valor mínimo por operação a ser garantida é de R$ 5.000,00.

Após a carência, o prazo para pagamento do crédito é de 36 meses, Sendo o limite de crédito calculado em até o dobro da Média mensal de vendas das empresas ou até a quantia máxima de R$ 50.000,00. 

Dentre as condições para acessar o recurso, a empresa não poderá ter outro empréstimo cujas garantias sejam as vendas a receber.  Também é necessário possuir CNPJ e ele estar enquadrado dentro das faixas de faturamento das Micro e Pequenas Empresas no Brasil. 

Ao todo, serão destinados 10 bilhões de reais, intermediadas por meio das instituições de crédito parceiras.